Kallas divulga documento com os meios de prevenção ao Coronavírus aplicável aos canteiros de obras

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Graziela Massonetto
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

O Covid-19 continua se espalhando pelo mundo inteiro. A pergunta agora é como os diversos setores da economia estão se preparando para enfrentar o problema. No setor de construção civil, a proposta é orientar os times de produção sobre as medidas preventivas que devem ser adotadas nos canteiros de obras para impedir a disseminação do vírus. É preciso redobrar as medidas de higiene, segurança, proteção pessoal e coletiva em obras - fato que levou a Construtora e Incorporadora Kallas, com apoio de engenheiros de obra; gerentes de obra; mestres de obra; administrativos de obra; estagiários de obra; técnicos de segurança do trabalho; e empreiteiras a desenvolver um documento com os meios de prevenção.

Todos os funcionários Kallas, empreiteiros e prestadores de serviços estão sendo informados quanto às medidas a serem tomadas. Para acompanhamento e controle dos riscos de contaminação, todo canteiro de obras deverá possuir medidor de temperatura digital, fornecimento de sabonete líquido e papel toalha em todos os lavatórios, além de álcool gel 70º. Mesas, cadeiras, corrimãos e outro objetos (telefones, teclados, máquinas, equipamentos de uso coletivo) deverão ser limpos com álcool líquido constantemente, assim como todos devem lavar as mãos e braços com a maior frequência possível.

Outra medida adotada é para que colaboradores, fornecedores, terceiros e clientes que tiverem recorrentes espirros ou estiverem com tosse ou febre baixa, devem ser afastados temporariamente do canteiro de obras. Preventivamente, também estão sendo afastados funcionários com 60 anos ou mais de idade.O RH da Construtora está fornecendo cartazes com orientações de prevenção, que estão sendo fixados nas entradas, refeitórios e vestiários das obras. Além disso, a Construtora está promovendo a realização de palestras com profissionais da área da saúde que darão todos os esclarecimentos relativos à contaminação e formas de prevenção. Tais profissionais, ao final das palestras, atenderão e avaliarão os colaboradores que apresentem algum tipo de sintoma de gripe, resfriado e/ou febre; que tenham na família algum parente ou amigo próximo que tenha apresentado algum sintoma; que possuam doenças crônicas (diabetes, por exemplo) ou estejam sofrendo algum tipo de tratamento médico.

Antes de entrar na obra, os trabalhadores terão sua temperatura corporal medida e aqueles que apresentarem febre, dores no corpo ou dificuldades respiratórias serão encaminhados ao posto de saúde, em companhia de um responsável da empresa. Lembrando que a recomendação do Ministério da Saúde é de que não procurem os postos de saúde as pessoas que apresentarem apenas tosse, apenas coriza e mal-estar ou sensação de moleza no corpo ou apenas febre. Tais sintomas, considerados leves, podem ser tratados com repouso e hidratação feitos em casa.

A rotina de trabalho também foi alterada a fim de evitar aglomerações: estão sendo adotados mais turnos nos vestiários e refeitórios. Já os treinamentos de integração, periódico e semanal, deverão ser realizados com equipes menores, em área externa. A intenção é preservar ao máximo a saúde dos colaboradores, com muita informação e cuidados extras. O manual divulgado pela Kallas está sendo utilizado, inclusive pelo Secovi e pelo Sinduscon, assim como por outras diversas Construtoras.