Projeto Você Não Está Sozinho tem como propósito acolher as pessoas que neste momento de crise, estão sofrendo diversas dificuldades emocionais

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Yole Pereira de Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

A Rede de franquias Atende Mais cria programa para evitar solidão e crises de ansiedade durante a quarentena

Vivemos um momento diferente. Não podemos abraçar, tocar, beijar ou manifestar qualquer tipo de afeto com outras pessoas, afinal, corremos o risco de ser contaminado e contaminar o outro. Pior ainda para aqueles que moram sozinhos ou para os que estão vivendo uma situação que não estão acostumados. Não importa a idade, 70, 60, 50, 40, 30 ou 20, todos estão pensando quando esse período vai passar para que assim possam encontrar netos, filhos, amigos e colegas de trabalho.

Pensando na saúde mental dessas pessoas, a Rede de franquias de clínicas médicas Atende Mais, resolveu criar um projeto de impacto social com o intuito de conectar as pessoas que estão enfrentando a quarentena com dificuldades, disponibilizando psicólogos voluntários. "Você Não Está Sozinho" é uma iniciativa para que eles possam conversar e trocar experiências de como está sendo esse período e olhar com outros olhos para este momento.

"Cuidamos todos os dias de pessoas. E, em contato com colegas de trabalho, amigos, família ou mesmo acompanhando as notícias na televisão, fica claro que o isolamento social está despertando em alguns, crises de ansiedade, pânico e até mesmo um sentimento de angústia, solidão. Engajamos psicólogos parceiros da Rede Atende Mais a fazer parte do projeto solidário onde conectamos os profissionais as pessoas que estejam precisando bater um papo sobre qualquer assunto mas que não se sentem confortáveis em se abrir com os mais próximos. A ideia é fazer com que eles entendam que não estão sozinhos nesse período", afirma Augusto Camara Lopes, fundador da Rede Atende Mais e idealizador do projeto.

Mas como escolho o psicólogo ideal?

Antes de marcar a conversa, a Dra. Rafaella Cristina Curatolo, psicóloga do Atende Mais e parceira no projeto, diz que é muito importante analisar o currículo do profissional. "Existem muitos psicólogos no Brasil e cada um deles acaba se especializando em determinado assunto e portanto tendo mais conhecimento sobre ele. É importante olhar o currículo e o histórico de cada profissional para termos certeza que os perfis disponíveis atendam as expectativas de quem nos procura e ambos se entendam da maneira mais natural e conectada possível", afirma.

Renan Molina Pinto, também psicólogo parceiro do projeto, concorda com Rafaella e acrescenta a importância de se identificar com o profissional. "Na maioria das vezes, a primeira sessão ou até mesmo o contato visual, já podem ser suficientes para prever se haverá uma conexão maior ou menor entre nós", completa.

E como vai funcionar?

De hoje até o dia 30 de abril, no site da Rede Atende Mais vai ter uma área específica para as pessoas que quiserem marcar o horário para bater um papo com um dos mais de 20 psicólogos que estão participando voluntariamente do projeto.

Com conversas de duração máxima de 30 minutos, ambos vão poder se conhecer e trocar experiências de como está sendo esse período de isolamento e, no final, podem receber orientações de como agir quando estiver sentido a crise de ansiedade ou algum outro sintoma.

Caso haja interesse, basta acessar http://www.atendemais.com.br e ir no botão do "agendamento online", escolher o profissional, dia, horário e agendar. Depois, basta trocar experiências e ter a certeza que tudo isso vai passar e de alguma forma nos tornaremos pessoas melhores