Brasil,

Coronavírus: startups adotam ações preventivas em diversas regiões do país

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luana Ferreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

GetNinjas, Doghero, Mobills, Oakberry, Quite.Já, Nexo AI, Connekt, Gama Academy, Méliuz são algumas das empresas que se mobilizaram para diminuir as chances de disseminação do vírus

O Brasil já registra diversos casos confirmados de coronavírus. Por conta disso, as autoridades de saúde recomendaram a implementação do regime de quarentena com o intuito de conter a propagação da doença pelo território nacional. Desde então, startups de várias regiões do país passaram a trabalhar no modelo home office e adotaram outras ações visando preservar a saúde dos seus colaboradores e ajudar na contenção do vírus. "Diante do atual momento crítico que estamos vivendo agora, no Brasil e no mundo, é fundamental usarmos a tecnologia a nosso favor para ultrapassar barreiras de tempo e lugar e combater a propagação da doença", analisa Celson Hupfer, CEO da Connekt, plataforma inteligente de recrutamento digital. "Neste contexto, os setores de RH dessas empresas desempenham um papel fundamental para garantir o bem estar dos colaboradores e orientar as companhias sobre o melhor caminho a seguir, tendo como norte as recomendações dos órgãos oficiais de saúde", completa o especialista. Confira abaixo quais são essas startups:

GetNinjas

Desde o dia 16, os mais de 100 colaboradores do GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, estão trabalhando em formato home office, seguindo orientações da equipe de Pessoas e Cultura da empresa. Em princípio, o retorno ao escritório do aplicativo, localizado em São Paulo, acontecerá depois do dia 30 de março. Até lá, todos terão suporte e acompanhamento remoto da companhia para realizarem suas atividades.

Desde o início da propagação do vírus no País, a startup tem orientado os colaboradores a evitar aglomerações, reuniões presenciais, além de reforçar o uso do álcool em gel, que já ficava à disposição nos departamentos do escritório, como recepção, banheiro e refeitório. E, para ressaltar ainda mais essa utilização no momento atual, foi disponibilizado um frasco do produto para cada colaborador ter sempre consigo durante o home office também. Além disso, as viagens de negócios e a participação em eventos externos foram suspensas, sem previsão, assim como as viagens internacionais. Eventos internos e reuniões estão sendo realizados de maneira online.

Ferramentas para comunicação como Slack, Hangouts e demais ferramentas do G-suite, já amplamente utilizadas pela empresa, foram reforçadas para que possam auxiliar ainda mais na interação do time neste período em que toda equipe está trabalhando de forma remota. Foi implementado também o uso do Discord, plataforma de comunicação por áudio, para que todos os times se comuniquem entre si durante o dia.

Mobills

A startup de gestão de finanças pessoais do Ceará começou oficialmente a trabalhar no modelo home office no dia 17 de março, mas os funcionários que apresentavam sintomas de gripe estão trabalhando de casa desde o início do mês. Enquanto ainda estavam na sede da empresa, em Fortaleza, todos os 45 colaboradores foram informados sobre a importância de adotarem ações preventivas. Além de disponibilizar álcool em gel e aumentar a limpeza dos ambientes e objetos compartilhados, a Mobills também cancelou as viagens que estavam agendadas e convidou os funcionários a fazerem o mesmo - um dos colaboradores tinha viagem marcada para a Itália, mas adiou as férias como medida de prevenção. Essa não é a primeira vez que a empresa atuará em home office, por isso os funcionários já estão acostumados com o uso de ferramentas que auxiliam o trabalho remoto e mantém o contato organizado entre as equipes.

Quite.Já

A Quite.Já, plataforma de negociação de dívidas do Paraná, que serve de alternativa de recuperação de crédito para credores e devedores, cancelou viagens, instaurou modelo de trabalho home office e orientou que reuniões e encontros sejam realizados remotamente, como forma de precaução e segurança de todos. Como a empresa é 100% digital, toda a estrutura está hospedada em nuvem, o que facilita o acesso e a execução do trabalho a distância por parte de seus colaboradores. Além disso, já faz parte da rotina dos colaboradores o uso de algumas ferramentas que permitem contato com os clientes através de videoconferência.

Nexo AI

Todos colaboradores da Nexo AI, o maior player de inteligência artificial do Brasil, estão atuando em regime home office e utilizam ferramentas para realização de videoconferências. Durante este período, todas as reuniões presenciais serão realizadas de forma online e a maioria das viagens previamente agendadas serão canceladas ou adiadas. A empresa também cancelou a participação em eventos programados para os próximos meses.

Gama Academy

A Gama Academy, escola que capacita estudantes e profissionais para o mercado digital, iniciou no dia 16 de março o período de home office. Em princípio, os 37 colaboradores ficarão fora do escritória da empresa, em São Paulo, por 15 dias, mas pode haver prorrogação, de acordo com o quadro da pandemia. A escola também criou um guia com informações sobre a doença e orientações e sugestões de boas práticas para a realização do trabalho remoto. Também ofereceu apoio financeiro para quem não tiver internet adequada para trabalhar (a Gama irá arcar com os custos para a contratação de internet e de outros serviços necessários para o trabalho). Apesar do home office ser uma prática comum na empresa ( realizado uma vez por semana, de acordo com a área, com uso de ferramentas como o Slack, que facilitam a comunicação entre os times), é a primeira vez que toda a empresa atua remotamente durante o mesmo período.

Doghero

Desde o dia 13 de março, os colaboradores da Doghero, maior empresa de serviços pets da América Latina, estão trabalhando de casa. Inicialmente, a empresa optou pelo teletrabalho até o dia 20 de março e, ao final de cada semana, irá compartilhar reports com ações, panorama geral de contaminação e atualização do plano de ação para combater a proliferação do Coronavírus. Para os funcionários que tiverem a necessidade de ir ao escritório da empresa, em São Paulo, nos próximos dias, a DogHero pagará o deslocamento em carros particulares via aplicativos. A medida visa evitar que as pessoas utilizem transporte público neste período e fiquem mais expostas ao vírus.

Méliuz

Após ser decretada a Pandemia do Covid-19, o Méliuz, maior empresa de cashback do Brasil, estendeu o sistema de teletrabalho para todos os 150 colaboradores que atuam nos escritórios da empresa em Belo Horizonte (MG) e Manaus (AM) e outras cidades. O modelo já estava sendo adotado por funcionários que recentemente haviam feito viagens ao exterior e haviam sido convidados a ficarem em quarentena por 14 dias, como medida de precaução. Em princípio, o home office será mantido por três meses, podendo ser alterado de acordo com o status da situação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar