Brasil,

Operações de frete marítimo do Grupo Panalpina são destaques do Porto de Cartagena, na Colômbia

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Michel Penna
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Cartagena, o principal porto da Colômbia, vem ganhando importância como centro de transporte e distribuição da América Latina. Por isso, no ano passado, o Grupo Panalpina, um dos principais operadores logísticos globais, montou o primeiro armazém dedicado exclusivamente para cargas marítimas do complexo portuário, especialmente para cargas fracionadas – LCL (Less Container Load), provenientes da América Central e da América do Sul. Muito desse investimento deve-se ao fato da companhia liderar os volumes de importação e exportação locais pelo modal.

"As empresas multinacionais estão avaliando suas cadeias de suprimentos globais e rotas de navegação para maximizar a velocidade e a eficiência de suas entregas. Às vezes, a solução está na estrada menos percorrida, na jóia escondida de um centro de logística e distribuição que ganha com sua localização estratégica e boas conexões", afirma o diretor de frete marítimo do Grupo Panalpina na América Latina, Cleber Oliveira.

Porto de Cartagena: desde cosméticos a carros – Cada vez mais, bens de consumo - desde cosméticos, xampus, chocolates e alimentos enlatados até roupas esportivas, carros, peças automotivas e máquinas de lavar - estão entrando e saindo de Cartagena. Mas quais são as vantagens do complexo?

"A Baía de Cartagena é a porta comercial da América há quase 500 anos", destaca a Autoridade Portuária do porto de Cartagena. "Durante a época colonial, os espanhóis consideraram esta baía como o local perfeito para estabelecer seu principal porto, devido à sua localização estratégica e suas condições naturais excepcionais. Durante esse período, um fluxo constante de mercadorias normalmente passava por alí, da América do Sul até o Caribe e a Europa. Hoje, essas mesmas características representam enormes vantagens competitivas para as operações marítimas e permitem que a baía continue a desempenhar um papel vital no comércio global", complementa a nota publicada pelo complexo.

O porto em números – Cartagena teve o quarto maior volume de todos os complexos portuários da América Latina e do Caribe em 2018, segundo dados divulgados este ano pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e para o Caribe. O porto movimentou 2,9 milhões de TEU's em 2018, 6,9% a mais que em 2017. Somente os portos de Colón (Panamá), Santos (Brasil) e Manzanillo (México) movimentaram mais contêineres. Já o complexo do Pacífico, também do Panamá, ficou em quinto lugar, mas seu rendimento caiu 15,6%.

Dados do SICEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior) mostram também que a Panalpina foi o maior importador do porto de Cartagena em 2018 (com 12% de participação do volume total das importações marítimas locais) e o segundo maior exportador (com 23% de participação de mercado), ambos com base em quilogramas transportadas. Atualmente, a empresa está na pole position para novamente liderar o ranking no primeiro semestre de 2019 (números atualizados devem ser divulgados ao longo do mês de agosto).

Armazém da Panalpina no porto de Cartagena: menor transit time, melhor serviço e menores custos - No ano passado, a Panalpina transferiu do Panamá para Cartagena as suas operações marítimas de cargas fracionadas (LCL) na América Latina. Ao fazê-lo, a companhia tornou-se a primeira provedora de soluções logísticas globais a usar o porto de Cartagena para o armazenamento deste tipo de carga, proveniente da América Central e da América do Sul.

"Tendo transferido as operações do Panamá para Cartagena, podemos oferecer os benefícios de transit times mais curtos, melhores serviços e custos mais baixos", diz Oliveira. "Todas as operações são realizadas dentro do porto, na zona de livre comércio, o que significa que não há necessidade de transportar as cargas que chegam para outro local, para então realizar a consolidação e a devolução de contêineres que voltarão aos locais de origem. Ou seja, comparado a um set-up em que a consolidação tem que acontecer em outros lugares da América Central ou fora do porto, podemos oferecer serviços melhores e mais eficientes estando em Cartagena ", acrescenta.

No armazém de Cartagena, a Panalpina consolida remessas de vários clientes ou seus fornecedores em um único contêiner, o chamado FCL (Full Container Load). Dessa forma, as empresas, principalmente dos segmentos do consumo e do varejo, bem como da moda, podem enviar pequenos volumes sem ter o custo de um contêiner cheio. Portanto, o sistema LCL oferece às empresas com volumes menores acesso à economia de escala no frete marítimo, normalmente restrita a movimentações de contêineres completamente carregados.

Conexões multimodais e globais - Outros benefícios do transporte de cargas fracionadas da Panalpina, que podem ser combinados com o transporte multimodal, incluindo frete aéreo e rodoviário, são mais flexibilidade e confiabilidade, resultando em cadeias de suprimentos melhoradas. Em Cartagena, a Panalpina agora fornece o maior número de soluções LCL do mercado, com voos diretos da cidade para a América Central e para o Caribe, em países como Jamaica, Trinidad e Tobago e Curaçao (alguns serviços oferecidos pelos concorrentes passam pelo Panamá com um transit time de três a quatro vezes maior).

Essas soluções diretas de LCL da Panalpina conectam a América Latina e o Caribe ao mundo e voltam via outros hubs e gateways regionais, como Busan (na Coreia do Sul), Nova York (nos Estados Unidos), Roterdã (na Holanda), Antuérpia (na Bélgica) e Hamburgo (na Alemanha). Atualmente, a companhia oferece 41 serviços consolidados semanais ida e volta, via Cartagena, sendo 20 de exportação e 21 de importação. Southampton (no Reino Unido) e Istambul (na Turquia) foram os últimos destinos a serem adicionados ao vasto portfólio de importação. Já Guayaquil (no Equador), Callao (no Peru) e Valparaiso (no Chile), os últimos a serem acrescentados ao de exportação.

Todos os mais de 540 serviços de LCL da Panalpina estão disponíveis no site companhia -www.panalpina.com/www/global/en/home/tools/lcl-sailing-schedule.html

Sobre a Panalpina

O Grupo Panalpina é um dos principais fornecedores mundiais de soluções para a cadeia de suprimentos. Operador logístico multimodal, a empresa combina seus principais produtos de Frete Aéreo, Marítimo e Logística e Manufatura, para oferecer soluções end to end globalmente integradas e personalizadas para os doze principais segmentos da indústria. Com base no seu profundo conhecimento do setor e em sistemas de TI personalizados, a Panalpina gerencia as necessidades das cadeias de suprimentos de seus clientes não importando o nível de exigência. Um de seus diferenciais é o Energy and Project Solutions, um serviço especializado para o setor de energia e projetos. O Grupo Panalpina opera uma rede global com cerca de 500 escritórios em aproximadamente 70 países e trabalha com empresas parceiras em outros 100, empregando, em média, 14.000 pessoas em todo o mundo que oferecem um serviço completo nos mais altos padrões de qualidade - a qualquer hora e em qualquer lugar.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar