Brasil, 16 de Junho de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Volkswagen inaugura Laboratório de Protótipo Virtual

Espaço conta com tecnologias alinhadas à Indústria 4.0, como realidade virtual e realidade aumentada, para desenvolvimento de novos produtos

Imagine-se em um modelo Volkswagen inexistente fisicamente, visualizando seu interior e exterior em detalhes e manuseando peças, como abrir portas e capô. Essa inovação já é parte do processo de desenvolvimento de veículos da Volkswagen do Brasil, que acaba de inaugurar seu Laboratório de Protótipo Virtual na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). No espaço, o time da Engenharia de Protótipos usa a tecnologia de ponta para tornar reais os carros que serão lançados futuramente.

“A Nova Volkswagen é movida pela inovação. Estamos utilizando recursos tecnológicos como realidade virtual e realidade aumentada para otimizar o desenvolvimento de novos produtos, tornando o processo ainda mais eficaz”, diz o Vice-presidente de Desenvolvimento do Produto, Baureihe & Estratégia SAM da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul, Dr. Markus Kleimann.

Como é o trabalho de criação?

O time do Desenvolvimento de Protótipo Virtual da Volkswagen do Brasil recebe informações das áreas de Design e Engenharia do Produto e consolida o projeto em softwares de realidade virtual e aumentada. As imagens são tão perfeitas que é possível visualizar texturas, cores, vãos e encaixes com precisão máxima. Também é possível fazer alterações com apenas um toque, como cores, acabamentos e opcionais.

Com o protótipo virtual estruturado em um software, as áreas de simulações dentro da engenharia do produto dão início às suas atividades em ambiente virtual para verificar segurança (crash-test), acústica, aerodinâmica, durabilidade, entre outros pontos. Os testes com veículos físicos são realizados na sequência.

Equipamentos de última geração

O Laboratório de Protótipo Virtual da Volkswagen conta com equipamentos da mais alta tecnologia. Destaque para o cockpit de visualização, que é uma carroceria composta por chassi, bancos, painel e volante, sem acabamento. Sentada, a pessoa consegue visualizar e “sentir”, por meio dos óculos de realidade virtual, todos os detalhes do interior do futuro veículo, enxergando cores, texturas e todas as peças.

Também é possível interagir, abrindo as portas virtualmente. E ao sair do veículo, consegue visualizar, por realidade virtual, todos os detalhes do exterior, abrir o capô e até ver as partes mecânicas e suas respectivas montagens.

Para facilitar o trabalho em equipe, todas as imagens que o profissional está vendo por meio dos óculos de realidade virtual, são reproduzidas em tempo real em um monitor de 60” instalado na sala.

O Laboratório conta também com equipamento de realidade aumentada, que permite mesclar os ambientes físico e virtual. Com a tecnologia, é possível direcionar o tablet para a carroceria física e projetar sua imagem na tela, onde as modificações e variações do projeto são feitas na hora e analisadas no ambiente virtual.

Outra tecnologia é o projetor de alta resolução, no qual é possível enxergar os projetos de veículos em tamanho ampliado e com o máximo de detalhes, inclusive conseguindo um zoom impressionante para avaliar o nível de qualidade de cada textura, vão, entre outros pontos. É a mais alta tecnologia de digitalização presente em cada etapa de desenvolvimento de um Volkswagen!

Sobre a Volkswagen do Brasil

Com 66 anos de presença na vida, no coração e na garagem dos brasileiros, a Volkswagen vive um momento único no Brasil. Nasce uma Nova Volkswagen, estratégia que prevê a maior ofensiva de produtos da marca no País, com 20 lançamentos até 2020, fruto de um investimento de R$ 7 bilhões.

A Volkswagen, que tem o maior portfólio de produtos no País, é a marca que mais cresce, tanto em Vendas como em Participação de Mercado, e acumula conquistas expressivas: é a maior produtora, com 23 milhões de veículos fabricados, e a maior exportadora da história no Brasil, com 3,8 milhões de carros embarcados. Somos 15 mil empregados, atuando em quatro fábricas, um centro de peças e escritórios regionais em todo o País com a missão de oferecer a melhor experiência de mobilidade para melhorar a vida das pessoas.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::