Aptiv explica os níveis de automação para veículos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anamaria Rinaldi
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Empresa fornece tecnologias para carros autônomos e conta com frota de 30 veículos nível 4 em circulação nos Estados Unidos

Os veículos autônomos são o futuro da mobilidade, mas as tecnologias de automação já estão em uso em todo o mundo há décadas. A Aptiv, empresa de tecnologia global para segurança e conectividade, fornece soluções completas para esse segmento, que começou em 1959 com o controlador automático de velocidade. Atualmente, a empresa possui uma parceria com a americana Lyft com 30 veículos autônomos em circulação nas ruas de Las Vegas, no Estados Unidos, e recentemente inaugurou um grande Centro Tecnológico na cidade, focado nos negócios de mobilidade autônoma de ponta a ponta.

“Estamos sempre buscando inovações em termos de conectividade e mobilidade. A parceria com a Lyft começou com um projeto piloto em janeiro de 2018 na CES e o resultado foi tão positivo que expandimos a frota para 30 carros. Hoje, os veículos autônomos da Aptiv abrangem mais de 1.600 destinos no Condado de Clark e em Las Vegas, e a frota já completou mais de 25.000 viagens autônomas pagas”, afirma Alejandro Quiroz, presidente da Aptiv para a América Latina.

Entenda a classificação

A indústria automotiva segue os níveis de automação determinados por normas internacionais, sendo que existem quatro classificações com padrões diferentes para Europa e Estados Unidos. A Aptiv segue o padrão da instituição alemã VDA (Verband der Automobilindustrie), que classifica os níveis de 0 a 5.

Cada nível é determinado pelas tecnologias de assistência à direção presentes no veículo e à função que estes equipamentos desempenham. Entre os dispositivos estão câmeras, radares, assistentes de estacionamento e controladores de velocidade, entre muitos outros.

Atualmente, os veículos comercializados em todo o mundo estão no máximo no nível 3 de automação, embora protótipos já apresentem soluções superiores. No nível mais alto, o 5, volante e pedais são desnecessários e o motorista não precisa estar atento à via em nenhum momento. Um veículo 100% autônomo é capaz de seguir uma rota determinada, obedecer às leis de trânsito, identificar pessoas, objetos e demais veículos em seu entorno e ainda reagir em situações de emergência.

As tecnologias oferecidas pela Aptiv estão presentes nos BMW Série 5 da frota da Lyft, que se enquadram no nível 4 de automação.

Conheça os níveis de automação

Nível 0: neste nível, a direção depende 100% do motorista, com equipamentos que apenas alertam o condutor.

Nível 1: o veículo é capaz de fazer algumas ações, como manter uma determinada velocidade, mas as principais ações ao volante ainda dependem do motorista.

Nível 2: com tecnologias mais avançadas, como assistente de estacionamento, o veículo consegue acelerar, frear e se manter dentro das faixas de rodagem, embora o motorista deva estar atento à via todo o tempo para assumir a direção e reagir em situações de emergência.

Nível 3: neste nível, o veículo consegue assumir a direção, inclusive, em rodovias. Porém, o condutor deve estar atento e é convidado a demonstrar reações, como tocar o volante, de tempos em tempos.

Nível 4: praticamente todas as ações do veículo independem do motorista, mas o condutor precisa assumir em condições adversas, como climáticas.

Nível 5: com todos os equipamentos do nível 4, o sistema automatizado dispensa a presença de um condutor, além de volante e pedais, com os comandos feitos por voz ou aplicativo de smartphones.

Experiência Aptiv nível 4

A Aptiv e a Lyft, empresa americana de transporte que conecta motoristas e usuários de carros compartilhados por meio de aplicativo, firmaram uma parceria no início de 2018 para lançar a primeira experiência de viagem autônoma de ponto a ponto durante a feira de tecnologia CES (Consumer Electronics Show) 2018.

Este piloto inicial forneceu ao público mais de 400 viagens autônomas e obteve uma classificação média de clientes de 4,99, de um total de cinco estrelas possíveis. Após o sucesso do projeto, as empresas fortaleceram essa parceria lançando uma frota com 30 veículos autônomos circulando pelas ruas de Las Vegas, nos Estados Unidos.

Hoje, mais de 25.000 viagens pagas foram concluídas pela frota autônoma para mais de 1.600 destinos no Condado de Clark e na cidade de Las Vegas, incluindo locais de entretenimento populares, o Centro de Convenções de Las Vegas e a Prefeitura. A classificação média dos passageiros que avaliaram as viagens autônomas se mantém quase perfeita, com 4,95 de 5 estrelas.

Estes veículos possuem mais de 20 componentes entre radares de longo e curto alcance, GPS, câmeras e LiDARs, da sigla inglesa para Ligh Detection and Ranging, um tipo de radar que usa laser para identificar objetos. Os radares da Aptiv são capazes de reagir a um objeto mais de 200 vezes mais rápido do que um ser humano.

A Aptiv também possui programas-piloto em várias outras cidades ao redor do mundo, incluindo:

Cingapura: veículos totalmente autônomos circulam em uma área industrial e urbana mista chamada One-North. A Aptiv está usando veículos autônomos para transportar passageiros de sua origem para uma rede de transporte existente e, dessa rede de transporte, para o seu destino final.

Boston: local em que há muitos problemas relacionados à utilização de transporte coletivo devido à expansão da cidade. Isso significa que os moradores são incapazes de usar o transporte público existente porque sua parada local é muito longe, com um número de conexões muito grande ou com tempo de viagem muito longo. Assim, em Boston, a Aptiv está sendo pioneira em um sistema de robô-táxi para dar aos passageiros uma maneira mais ágil para ir do ponto A ao ponto B.

Evolução das tecnologias

A Aptiv é referência global em tecnologias autônomas, começando em 1959 com o surgimento do controlador automático de velocidade. Com o passar dos anos, a evolução constante chegou ao sistema que permite ao carro frear sozinho, em 1993. O radar inteligente foi apresentado em 1999, permitindo ao automóvel identificar outro veículo. Em 2010, foi a vez do detector de pedestre, uma inovação possível graças à fusão entre câmera e radar.

Os veículos estão se tornando extraordinariamente inteligentes, capazes e com a maior fonte de dados em todo o mundo. Eles estão se conectando com o mundo ao seu redor - infraestrutura, outros veículos e cidades inteiras. Imagine um mundo onde a mobilidade autônoma pode ajudar a:

Reduzir acidentes em 60%, oferecendo o “meio segundo” necessário para evitar um acidente, graças às soluções como frenagem de emergência automática, aviso de colisão frontal, frenagem automática traseira e manutenção de pista.

Reduzir as emissões, diminuindo a quantidade de veículos em áreas congestionadas e ajudando o fluxo de tráfego, além de se comunicar com a infraestrutura da cidade. Ambos podem ainda reduzir o tempo de viagem em 30%.

Criar oportunidades, como conectar veículos à infraestrutura das cidades para fornecer dados que possam melhorar a qualidade de vida de seus residentes e, ao fazer isso, criar novas oportunidades de monetização.

As tecnologias e capacidades da Aptiv são poderosas por si só. Mas, juntas, elas representam uma solução completa de mobilidade, disponível apenas com a Aptiv. “Nossa visão é tornar o mundo mais seguro, mais ecológico e mais conectado do que nunca - e é essa paixão que nos faz criar possibilidades. A mobilidade tem o poder de mudar o mundo e a Aptiv tem o poder de mudar a mobilidade. É isso que nos move”, completa Alejandro.

Sobre a Aptiv

A Aptiv é uma empresa de tecnologia global que desenvolve soluções mais seguras, mais ecológicas e mais conectadas, que permitem o futuro da mobilidade. Sediada em Dublin, na Irlanda, a Aptiv possui cerca de 150 mil funcionários e opera 14 centros tecnológicos, bem como fábricas e centros de atendimento ao cliente, em 45 países. Visite aptiv.com.

Aptiv explica os níveis de automação

Frota conta com 30 veículos nível 4 em circulação nos Estados Unidos