Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Rede Meu Doutor Novamed alerta sobre riscos do sol para o câncer de pele e dá dicas de cuidados para prevenção

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Revista Cobertura
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Dra. Jéssica Alves Ivanoff, dermatologista da rede de clínicas, explica como identificar os principais sintomas do câncer mais comum entre os brasileiros

A proximidade do verão desperta a atenção sobre os riscos da exposição excessiva aos raios solares para a saúde, sobretudo o desenvolvimento do câncer de pele. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o tipo não melanoma é o mais incidente entre os brasileiros, respondendo por 31,3% dos casos no Brasil, considerando todas as possibilidades de câncer. A estimativa é de aproximadamente 220 mil ocorrências desse tipo da doença no país no período de 2023 a 2025.

“A radiação ultravioleta (UV) pode causar inúmeros danos, como desencadear o surgimento de sinais, manchas e sardas, estimular o envelhecimento precoce, além de aumentar o risco de desenvolvimento do câncer de pele”, destaca a médica dermatologista Jéssica Alves Ivanoff, da rede Meu Doutor Novamed, e que atua na unidade da região de Ondina, em Salvador.

Tipos de câncer de pele e fatores de risco

Provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele, o câncer de pele pode se manifestar de diversas formas. E se divide em dois tipos – o melanoma e o não melanoma. Conheça as características de cada um e as diferenças entre eles:

Câncer de pele não melanoma: se manifesta principalmente nas áreas mais expostas ao sol, como face, orelhas, pescoço, ombros, couro cabeludo e em camadas distintas da pele. Neste grupo, se destacam o Carcinoma Basocelular (CBC), que surge na camada basal da epiderme e é o tipo mais comum de câncer de pele, e o Carcinoma Espinocelular (CEC), que tem origem a partir da camada espinhosa, e cujo desenvolvimento pode estar associado a outras condições, como feridas crônicas e cicatrizes.

Câncer de pele melanoma: é o tipo mais grave da doença. Contudo, é também o menos frequente. Originado a partir dos melanócitos – células produtoras de melanina – tem mortalidade elevada, mas grandes chances de cura quando diagnosticado precocemente.

Especialista enumera 5 fatores de risco

Entre os fatores que aumentam o risco de desenvolvimento desse tipo de câncer, a dra. Jéssica Alves destaca cinco como os principais:

Exposição solar acumulativa (ocupacional) ou intermitente (recreativa);
Fototipos baixos (pele clara, olhos claros, ruivos) e pacientes que queimam com facilidade ao sol;
Feridas crônicas;
Imunossupressão;
Síndromes genéticas como albinismo, xeroderma pigmentoso e outras.
A dermatologista também alerta para a atenção à hereditariedade: “Pacientes com história familiar de melanoma devem manter acompanhamento regular com dermatologista para avaliação preventiva, visto que o melanoma tem importante associação com a hereditariedade”.

Como saber se existe um problema na pele?

É fundamental ficar atento a alterações que podem ser indicativas de câncer de pele, tais como:

Surgimento de lesões elevadas tipo pápulas – inchaços inflamados sólidos – ou placas vermelhas ou róseas, descamativas, que sangram com facilidade;
Lesões com crescimento rápido;
Ferida que não cicatriza;
Mudança no aspecto dos sinais de pele.
Regra ABCDE

Além desses sinais, a dermatologista da rede Meu Doutor Novamed chama a atenção para um conjunto de características que ajudam na identificação da doença:

A – Assimetria;

B – Bordas irregulares;

C – Cores variadas na mesma lesão;

D – Dimensão (maior que 6mm);

E – Evolução (crescimento, mudança de cor ou de formato).

“Os principais pontos que servem de alerta para buscar prontamente a avaliação de um dermatologista podem ser resumidos nessas características, que formam a regra do ABCDE”, comenta a médica.

Cuidados essenciais

Com o aumento da incidência dos raios ultravioletas no mundo, é fundamental se prevenir e se proteger quando exposto ao sol. Com objetivo de estimular a prevenção e a conscientização sobre o câncer de pele, é importante construir hábitos de cuidado. A dermatologista da rede Meu Doutor Novamed, lista seis dicas essenciais para reduzir as chances de desenvolvimento da doença. Tais, como:

Evitar a exposição solar, principalmente no período das 10h às 16h;
Fazer uso diário de protetor solar, com FPS adequado ao seu tipo de pele, para reforçar a proteção contra os raios UVA (principal responsável pelo câncer de pele e fotoenvelhecimento) e UVB (responsável pelas queimaduras solares). O protetor deve ser reaplicado a cada 2 horas;
O protetor solar deve ser aplicado sempre em ocasiões ao ar livre – não apenas quando em atividades de lazer. O uso é recomendado inclusive em dias nublados ou de chuva;
Lembrar de aplicar o protetor solar em partes do corpo como orelhas e pescoço, além das demais áreas expostas à luz solar;
Usar roupas de proteção UV, chapéus, sombrinhas e óculos escuros quando for se expor ao sol;
Observar sempre a própria pele e procurar avaliação médica se notar lesões suspeitas;
A dra. Jéssica Alves reforça o papel do acompanhamento com o especialista para o diagnóstico correto: “Além da medida preventiva de evitar a exposição excessiva ao sol, é importante consultar um dermatologista pelo menos uma vez ao ano, para avaliação dos sinais”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar