Brasil,

GC do Brasil e os riscos cibernéticos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sheila Moura
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Emerson Rodrigues da Silva, diretor estatutário da GC do Brasil Emerson Rodrigues da Silva, diretor estatutário da GC do Brasil

Preocupadas com a imagem, empresas atacadas por cibercriminosos tem mantido toda discrição possível enquanto buscam contramedidas que possam conter prejuízos pelas paralisações de sistemas e perdas de dados. Mesmo nos comunicados a acionistas existem reservas quanto às dimensões dos impactos e das ações tomadas até para, em tornando públicas estas informações, não estimular novos ataques mais aprimorados.

O mercado de seguros não está isento destes prejuízos e oferece hoje um seguro específico para o ressarcimento de danos causados pela paralisação e suas conseqüências em termos de ações judiciais de terceiros. Pode parecer que este tipo de crime é exclusivo das grandes empresas, mas os cibercriminosos não tem sido seletivo quanto a tamanho e região. Tanto que as empresas brasileiras já são um dos principais alvos globais.

Uma das preocupações das empresas é a responsabilidade pelas consequências deste tipo de ataque diante da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) cujas diretrizes para a coleta, tratamento e armazenamento de dados responsabilizam a empresa por uma evasão de informações que possa prejudicar ou expor seus clientes, inclusive ao uso de dados por terceiros (ofertas não autorizadas de produtos). Os cibercriminosos vem se aperfeiçoando a cada ataque para aumentar os danos, fazendo o sistema da empresa refém de resgates em criptomoedas, sem rastreamento.

Conforme Emerson Rodrigues da Silva, diretor estatutário da GC do Brasil e titular da AutoSeguros Corretora de Seguros (Maringá – PR): “não existe garantia absoluta de proteção de um sistema multi acessado. A cada parede de segurança digital a empresa cria mais morosidade para seus usuários e para os hackers um novo desafio. O fundamental é a empresa se capacitar a demonstrar, diante de uma imputação de responsabilidade por perda de dados, que fez o que estava ao seu alcance em termos de sistemas protecionais e previu as medidas necessárias no caso de não ter contido uma invasão. Para isto a contratação do seguro de riscos cibernéticos - cyber risks - não é só uma forma de minimizar prejuízos, mas de demonstrar que a empresa tem toda a preocupação com seus clientes”.

Realmente este seguro é um forte aliado na demonstração de responsabilidade da empresa e pode ajudar a diminuir a imputação de penalidades legais como multas ou sanções administrativas que já estão sendo aplicadas no país.

Ainda conforme Emerson, “dado que qualquer empresa que armazena informações de clientes está sujeita a responsabilização por perdas de dados - além dos próprios prejuízos causados pela paralisação, como das vendas - o seguro para riscos cibernéticos é um produto acessível em termos de custo e simplicidade de contratação na proporção do tamanho da empresa, cabendo ao empresário responsável procurar seu corretor de seguros. Os corretores da GC do Brasil têm total interesse em atender a este tipo de demanda pois sabem que se trata de um segmento de mercado que irá se desenvolver muitos nos próximos anos”.

Para dar foco a este tipo de seguros os corretores da GC do Brasil contam com a parceria das seguradoras especialistas do mercado, podendo encontrar o produto mais adaptado ao risco de cada empresa.

Deseja saber mais sobre a GC acesse: https://www.grupogcdobrasil.com.br/ .

Deseja saber como fazer parte do grupo GC do Brasil contate:


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar