A DESMONTAGEM DA CORRETAGEM: Descadastramento de corretor de seguros por baixa produção
Alguns corretores de seguros estão se queixando de uma seguradora por descadastramento em branco, uma espécie de cadastro ativo que apenas é acessível ao corretor para fazer cálculos de endossos e movimento de sinistro. Assim, acabando a vigência das apólices, o corretor não pode mais calcular seguros novos e renovações. Em suma: Inatividade unilateral de cadastro de corretores.
O Sonho de um Corretor de Seguros
Autonomia do corretor de seguros, uma conquista para 2013
Eu, particularmente, nesta nossa era, tenho uma perspectiva legal diferenciada do pensamento dessa seguradora. Hoje, vejo essa parcialidade como arbitrária e ilegal. Acredito que a seguradora tenha a premissa para aceitar um cadastro de corretora de seguros, mas, a menos que haja fraude ou ilegalidades por parte do segurador, não pode descadastrar sem motivação. Isto porque o corretor não é funcionário da seguradora e proibido por Lei de ter vínculo empregatício.
Mas os maiores motivos para desvinculação podem ser:
1) Baixa Produção;
2) Sinistros;
3) Outros motivos.
Baixa Produção:
No mínimo o descadastramento branco é considerado discriminação. Fora isto, quando a seguradora cadastrou o corretor não solicitou uma demanda por produção.
Sinistro
Ao descadastrar o corretor por sinistralidade coloca um ônus sobre o corretor que ele não possui de fato. O sinistro pertence ao segurado.
Repito: A menos que haja um fator depreciativo, a seguradora não pode descadastrar o corretor por qualquer motivo. E se descadastrar, em juízo ou fora dele, deverá explicar o motivo.
Na minha opinião, não vejo como descadastrar o corretor por qualquer motivo. Pois o corretor poderá acionar a justiça por diversos danos, inclusive moral.
Mas o que isso tem a ver com o desmonte? Os pequenos corretores estão sujeitos ao vícios de postura de alguns dirigentes. Descadastrar é um desses fomentos. Às vezes, também, vindos da Europa. Lá, agentes podem trabalhar livremente. Aqui, ainda não!
Finalmente: Corretor de seguros, se você for discriminado, exija os seus direitos. A justiça é para todos!
Armando Luis Francisco
Corretor de Seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- A Arquitetura da Confiança: Por que a Regulação Imparcial é a Viga Mestra de um Mercado Justo
- A Fria Burocrática: Como a CP CNSP 005/2025 Criou uma Armadilha para a Própria SUSEP
- A Beleza Única da CP CNSP 005/2025 É a Intenção
- O Elefante e a Formiguinha: Um Conto Inseguro
- A Norma que Saiu da Prateleira, Pois Talvez Foi Criada com o Sangue do Corretor
- O Vazio e o Olhar: Contra a Norma que Ignora o Engenho dos Homens
- O Espólio do Engenho : O Abandono do Homem na Contabilidade da Autorregulação
- O Constrangimento Impositivo: O Destino Inexorável da CNSP 005/2025 diante do Juízo e da Justiça
- Beleza ferida e o opróbrio do Estado: CNSP CP 005/2025 e o exílio do ideal jurídico brasileiro
- Carta Aberta sobre a Ilegalidade Manifesta da Consulta Pública CNSP 005/2025 e o Dever Estatutário de Defesa da Categoria
- Carta Aberta ao Ilustríssimo Senhor Superintendente da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP)
- Corretor de Seguros: O grande fracasso de uma categoria

Adicionar comentário