Brasil,

Crise econômica é associada à cardiomortalidade no Brasil, aponta estudo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Amélia Saad
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Esta é a primeira vez que uma pesquisa associa a crise econômica aos impactos de saúde da população brasileira

Um estudo publicado em novembro no periódico inglês The Lancet Global Health* demonstra que a crise econômica impactou diretamente na saúde do brasileiro, especialmente na área cardiovascular. O trabalho, uma análise longitudinal de 5.565 municípios, entre 2012 e 2017, aponta que durante esse período a taxa média de mortalidade municipal adulta bruta aumentou 8,0%.

A pesquisa mostra que entre essas mortes houve uma associação do desemprego com um aumento considerável de óbitos em decorrência de doenças cardiovasculares e cânceres, sendo os mais afetados homens negros ou pardos.

De acordo com o diretor científico da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj), Dr. Claudio Tinoco Mesquita, o estresse associado a dificuldades financeiras leva a ativação aguda e crônica do sistema nervoso simpático e sobrecarga cardiovascular. “Reconhecemos hoje facilmente casos de infarto e síndrome de cardiopatia adrenérgica em indivíduos que perdem os seus empregos”, explica.

Segundo o diretor científico da Socerj, a deterioração econômica progressiva provoca um estado insidioso de aumento de fatores pró-aterosclerótico e inflamatórios, que contribuem para maior número de infartos do miocárdio, acidentes cérebro-vasculares, entre outras complicações cardíacas.

Esta é a primeira vez que um estudo associa a crise econômica aos impactos de saúde da população brasileira. Na literatura científica internacional já havia resultados que mostravam as consequências para a saúde dos indivíduos que vivem em um país que passa por recessão, sobretudo nos Estados Unidos, em 2008, e Europa, no mesmo período.

Investimento em saúde

Um achado importante observado no estudo como fator de proteção foi a assistência de saúde dos municípios. Naqueles em que havia investimentos maiores em saúde e assistência social, não foram observados aumentos significativos na mortalidade relacionada à recessão.

*Disponível em: http://bit.ly/2riMZJa


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar