Brasil,

Fitoterápicos na atenção primária à saúde

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A falta de conhecimento dos profissionais da área da saúde sobre plantas medicinais e a debilidade na divulgação e estruturação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF) são os maiores desafios para a implantação ativa da fitoterapia nos serviços de saúde.

Essas são as conclusões de artigo publicado na revista Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. O texto realiza levantamento da literatura científica, sobre a utilização de fitoterápicos na Atenção Primária à Saúde.

Foi realizada pesquisa bibliográfica nas bases de dados BVS (LILACS e BDENF), SciELO, Google Acadêmico (Leis, Portarias, teses) e em um livro no período de 2006 a 2015, referentes aos estudos envolvendo ações, programas, o uso de fitoterápicos e aceitação do uso de fitoterápicos na prática profissional na Atenção Primária a Saúde (APS).

Os dados obtidos da consulta foram analisados através do instrumento da coleta de dados contendo: Nome do Autor (es), Nome da revista/ano, Resultados do (s) Autor (es) e Conclusões do (s) Autor (es).

Aplicando os critérios de inclusão, foram selecionados apenas seis artigos originais. De acordo com estes estudos, o desconhecimento dos profissionais sobre fitoterápicos e a não capacitação na formação acadêmica foram as principais causas da não utilização de fitoterápicos na prática profissional.

De acordo com os profissionais avaliados, há poucos estudos acerca da eficácia dos fitoterápicos e isso induz o descrédito e preconceito dos profissionais, sendo essencial o incentivo em pesquisas envolvendo fitoterápicos.

Além disso, o incentivo político ainda não é estruturado. A maior parte dos coordenadores e gestores desconhecem a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF), dificultando a inserção da fitoterapia na APS. Mesmo com dificuldades os profissionais se mostraram a favor da inserção da fitoterapia na APS.

O artigo, intitulado “Fitoterápicos na atenção primária à saúde: revisão da literatura”, de Luana da Costa Cortez e Maria Martha Ferreira Jeukens, pode ser acessado em https://doi.org/10.26432/1809-3019.2017.62.3.150


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar