Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Rotulagem nutricional: prazo para votação vai até 9 de dezembro

Sinalização em triângulos tem eficiência comprovada

A consulta pública sobre rotulagem nutricional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai até 9 de dezembro deste ano. Através dela, cidadãos comuns e especialistas podem opinar sobre o formato dos sinais de advertência para os produtos com alto teor de sal, gordura saturada e açúcar. “Sempre que houver uma oportunidade de opinar, mesmo que seja uma opinião simplificada, é importante, pois a união faz a força”, declara Dra. Maria Edna de Melo, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP).

A Anvisa sugere o formato lupa, entretanto, a eficiência da identificação com o uso dos triângulos foi mostrada em trabalhos científicos, que testou entre 1.607 adultos brasileiros se os rótulos de advertência em triângulos (warning labels - WLs) melhoraram a compreensão, as percepções e intenções de compra comparadas aos rótulos de semáforos (traffic-light labels - TLLs).

Os participantes do experimento controlado randomizado on-line viram imagens de 10 produtos e responderam perguntas duas vezes — em uma condição de controle sem rótulo e, em seguida, de forma aleatória em uma condição de rótulo atribuído.

As diferenças relativas nas respostas entre WLs e TLLs entre controle e as condições do rótulo foram estimadas usando análise de variância (ANOVA) de uma via ou testes de qui-quadrado.

Como resultado, os rótulos de advertência em triângulos em produtos comparados a rótulos de semáforos ajudaram os participantes a: (i) melhorar sua compreensão do excesso de nutrientes (27,0% versus 8,2%, p 0,001); (ii) melhorar sua capacidade de identificar os produtos mais saudáveis (24,6% versus 3,3%, p 0,001); (iii) diminuir as percepções de produto saudável; (iv) identificar corretamente produtos mais saudáveis (14,0% versus 6,9%, p 0,001), em relação à condição de controle.

“O rótulo da embalagem de um alimento pode estimular ou inibir a compra”, declara a endocrinologista. Com os rótulos de advertência em triângulos, houve também um aumento no percentual de pessoas: (v) expressando a intenção de comprar a opção relativamente mais saudável (16,1% versus 9,8%, p 0,001); (vi) optando por não comprar qualquer produto (13,0% versus 2,9%, p 0,001), em relação à condição de controle.

“Esses participantes demonstraram opiniões significativamente mais favoráveis dos rótulos em comparação com as do grupo do rótulo de semáforos. A partir dessa análise, conclui-se que a rotulagem de advertência em formato triangular é mais eficaz na melhoria da escolha alimentar, em comparação com o formato em semáforos”, explica a Dra. Maria Edna.

Sobre a SBEM-SP

A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais moléstias tratadas pelos endocrinologistas.

Serviço:

http://www.sbemsp.org.br

https://www.facebook.com/sbem.saopaulo/

https://www.instagram.com/sbemsp/

https://www.youtube.com/c/sbemsp

https://twitter.com/SBEMSP


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo