Cuidados in e out para recuperação da pele pós-procedimentos dermatológicos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rebeca Carrara
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Alimentos que contribuem para a cicatrização da pele, quando aliados a produtos tópicos específicos para a saúde cutânea, podem potencializar resultados.

Dentre os cuidados com a derme, está a nutrição estética que consiste em cuidados In&Out (de dentro para fora), por meio de estratégias nutricionais específicas para tratar desordens estéticas como alopecia (queda de cabelo), fragilidade das unhas, melasma, flacidez e rugas na pele. A associação entre alimentação e tratamentos dermatológicos pode otimizar ainda mais os resultados do que se forem realizados separadamente.

A pele é a barreira corporal que mantém o equilíbrio entre o ambiente interno e externo. Ela sofre influência de fatores ambientais e passa por mudanças relacionadas ao processo de envelhecimento celular. A ingestão equilibrada de nutrientes com a alimentação e a suplementação favorece a sua homeostase, em associação à tratamentos estéticos. A união desses dois fatores é a forma mais recomendada para garantir resultados duradouros e eficientes.

5 indicações para a recuperação cutânea pós-procedimentos dermatológicos

A alimentação equilibrada deve ser seguida antes e depois dos tratamentos estéticos específicos. Posteriormente ao procedimento, o ideal é optar por alimentos com capacidade cicatrizante e antioxidante e, também, que acelerem a reparação da pele e a melhora de sua aparência, potencializando os efeitos positivos esperados com o tratamento. Confira 5 sugestões de alimentos para a recuperação cutânea pós-procedimentos:

1. Cereja

Estudos mostram que a cereja possui nutrientes importantes que ajudam a produzir a melatonina (o aminoácido triptofano), conhecido como hormônio do sono, mas que possui potente atividade fotoprotetora, contribuindo para manutenção da pele saudável depois de passar por procedimentos estéticos.

2. Melão

O melão, especialmente o tipo cantaloupe possui uma alta concentração de enzimas antioxidantes que atuam diretamente na saúde da derme, atuando na prevenção e proteção dos danos causados pelo estresse oxidativo.

3. Vegetais selecionados

Os carotenoides, como licopeno e betacaroteno, estão presentes nos alimentos usados ​​e vermelhos (tomate, mamão, abóbora e cenoura) e possuem capacidade de reagir com os radicais livres, a proteção da pele contra UVB e promover uma modulação da espessura da epiderme, favorecendo uma firmeza cutânea e contribuindo para para a evolução em tratamentos locais.

4. Sementes de chia e linhaça

São sementes ricas em ômega-3, um ácido graxo que atua na reparação tecidual, facilitando e acelerando o processo de cicatrização da pele.

5. Frutas cítricas

As frutas cítricas como laranjas, acerola, camu camu e limão, possuem altas concentrações de vitamina C, um nutriente essencial para a formação de colágeno, que atua como cofator para favorecer a saúde da pele de forma efetiva.

Sugestão de produto

Associado à nutrição, o uso de produtos tópicos seguros que ajudem a reparar a pele e melhorar o processo de recuperação depois dos tratamentos também deve ser considerado, principalmente, na escolha do produto adequado e de qualidade.

EctoPOS® é um creme específico para ser utilizado após procedimentos dermatológicos, que contribui na redução de ressecamentos, inflamações e ajuda a prevenir agressões contra a saúde cutânea. Possui efeito reparador e restaurador, diminuindo a vermelhidão e garantindo o conforto imediato e a hidratação prolongada.

Modo de usar:

Deve ser aplicado duas vezes ao dia, durante sete dias, em seguida a cada sessão de procedimentos que causam agressões leves a moderadas da pele.

R$ 95

Pode ser encontrado nas principais farmácias de São Paulo e Redes de Manipulação.

www.biobalance-nutraceuticals.com

*Fonte: Dr. Renato Soriani Paschoal – Mestre em Dermatologia, Assessor do departamento de laser, coordenador do grupo de laser e membro da SBCD. CREMESP- 121.106 / RQE- 29.515