Brasil, 16 de Setembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

A contribuição dos profissionais da Odontologia na campanha Setembro Amarelo

Dez de setembro é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) promovem nacionalmente a campanha Setembro Amarelo. A proposta é alertar a população sobre os fatores de risco para o comportamento suicida. As(os) cirurgiãs(ões)-dentistas, assim como outros profissionais da saúde, podem desempenhar um papel importante de prevenção ao atentar para sintomas físicos e comportamentais de seus pacientes.

Ao identificar os sinais da doença eles podem orientar os seus pacientes a procurar ajuda especializada como forma de colaborar com o diagnóstico. Segundo dados da organização da campanha, mais de 96% dos casos de suicídio têm ligação com transtornos mentais e a depressão é um deles.

O transtorno provoca, por exemplo, alterações vasculares nos microvasos, principalmente dos tecidos de suporte dos dentes, causando mobilidade dentária. A retração gengival e até a perda dos dentes estão entre as consequências da doença. Pacientes com depressão crônica têm grandes chances de desenvolver o bruxismo, que causa dores e outras complicações, como desgaste dos dentes.

Também vale atentar para alguns medicamentos, comumente prescritos aos pacientes com depressão, ansiedade e outros transtornos psiquiátricos. Eles podem alterar a saúde bucal. A gengivite, periodontite e xerostomia são algumas das enfermidades mais comuns. É fundamental que o paciente informe a (o) profissional da Odontologia sobre o uso de remédios durante a anamnese para que ele possa determinar o tratamento odontológico adequado.

A recomendação é de que as(os) cirurgiãs(ões)-dentistas devem ficar atentas(os) aos aspectos que envolvem a sua especialidade e atuar multidisciplinarmente com outras áreas da saúde. Psicólogos, reumatologistas (em casos de fibromialgia), nutricionistas ou nutrólogos podem integrar o grupo de assistência ao paciente, contribuindo para melhoria do bem-estar físico e emocional.

Sobre o CROSP – O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Hoje, o CROSP conta com aproximadamente 140 mil profissionais inscritos. Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária. Mais informações: www.crosp.org.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS