Brasil,

Quais diferenciais o paciente diabético pode ter no tratamento vascular? Riscos de amputação são cada vez menores

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Victor Rocha
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Cirurgião Vascular cita técnicas que viabilizam tratamento de casos graves

Em outros tempos, o paciente diabético que ferisse os pés ou tivesse a situação da doença agravada teria chances altas de amputação. Felizmente, hoje o cenário é totalmente diferente, como explica o Dr. Carlos Alberto Fernandes Costa, cirurgião vascular do Hospital Santa Catarina.

"Hoje em dia, temos técnicas de alta precisão que permitem o tratamento do paciente diabético. As chances de recuperação são muito grandes se a estrutura clínica for adequada", explica.

Em 2017, foram realizadas no Brasil 12.748 amputações, segundo dados do Ministério da Saúde. Hoje, o profissional acredita que a maior parte desses casos poderia ser tratado. "A maioria dos casos de amputação é uma situação que se agravou e não recebeu tratamento adequado desde o início", ressalta.

Com a alta da glicose, o corpo é levado a danos nos nervos periféricos, que fazem a captação e repassam estímulos como a dor. Diante dessa falta de sensibilidade, a pessoa não nota problemas sérios nos pés. "Por conta disso, é importante que o diabético esteja sempre se consultando com um médico e inicie o tratamento o mais precocemente possível", conta o Dr. Carlos Alberto.

Atualmente, existem técnicas que desobstruem até artérias muito finas. Um exemplo é a angioplastia, que consegue atingir vasos cada vez menores (fundamental quando já existe ferida ou necrose). Outro exemplo é a angiografia que, utilizando gás carbônico, possibilita a visão completa das artérias sem causar ou aumentar lesões renais, frequente nos diabéticos, como o contraste iodado, comumente usado, permitindo um tratamento muito menos invasivo. "A taxa de amputação entre pacientes diabéticos caiu consideravelmente com o uso dessas novas técnicas", completa o médico.

Hospital Santa Catarina

O Hospital Santa Catarina, que completou 113 anos de fundação em 2019, prima pela excelência no atendimento seguro e humanizado. Referência de qualidade em serviços de saúde no Brasil, atende desde pequenos procedimentos até cirurgias de alta complexidade. A instituição filantrópica é parte da Associação Congregação de Santa Catarina, a qual compõe uma rede social que atua nos eixos da saúde, educação e assistência social. Congrega cerca de 13 mil colaboradores, distribuídos em diversas obras sociais e programas de apoio em sete estados brasileiros.

Com infraestrutura moderna, equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados, o Hospital Santa Catarina dispõe de 324 leitos, sendo 85 de UTI, 16 salas de cirurgia, cinco Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs neurológica, cardiológica, pediátrica, geral e multidisciplinar) e pronto atendimento 24 horas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar