Brasil, 18 de Julho de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Pacientes em tratamento odontológico devem seguir orientações específicas para doar sangue

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) celebra o Junho Vermelho e adverte: determinados procedimentos exigem resguardo prévio à doação

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) incentiva ações que possam contribuir com a prevenção de doenças e manutenção da saúde. No mês em que é celebrado o Junho Vermelho, a autarquia estimula a adesão da população à campanha, mas faz um alerta aos pacientes em tratamento odontológico.

Os procedimentos não impedem a doação, mas exigem um tempo de resguardo do paciente. Extrações dentárias e tratamentos de canal sem sangramento é preciso esperar sete dia ou mais, conforme o período em que o paciente fizer uso de medicação.

Em caso de cirurgia odontológica com anestesia geral o paciente deve aguardar quatro semanas, mas, se o procedimento for colocação de piercing bucal, o prazo aumenta para 12 meses. Tratamentos mais simples como pequenas cáries e ajustes de aparelhos, também exigem que o doador aguarde um pequeno prazo de 24 horas. Mas, ele pode se estender para 72 horas, caso haja sangramento.

Segundo o cirurgião-dentista e membro da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar, Keller de Martini, a boca e a gengiva possuem uma extensa vascularização na mucosa e durante procedimentos odontológicos moderados ou complexos, há a possibilidade de bacteremia transitória em virtude dos microrganismos encontradas ao redor dos dentes e gengivas. “Em tese elas não causam problemas, mas se essas bactérias orais ficam dentro da bolsa de coleta de sangue, poderá haver contaminação”, explica.

“Doar sangue é muito importante. Uma doação representa a esperança de pessoas em condições delicadas de saúde como vítimas de acidentes de trânsito ou de grandes queimaduras, pacientes com câncer, pessoas submetidas a cirurgias de médio e grande porte ou que passaram por hemorragias, hemofílicos e anêmicos,” aponta de Martini.

Sobre o CROSP – O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Hoje, o CROSP conta com aproximadamente 140 mil profissionais inscritos. Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária. Mais informações: www.crosp.org.br

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::