Brasil,

Humanismo médico na prática. O que muda de um profissional para outro?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Heloísa Helena Paiva
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A qualidade do relacionamento médico-paciente precisa melhorar. Se, numa ponta, existe uma pessoa que sofre e muitas vezes se mostra insegura e nervosa com a perspectiva do avanço de uma doença, seja ela qual for, do outro lado há um médico que se mostra cada vez menos preparado para lidar com aqueles que dependem de seu diagnóstico, atendimento, atenção. Na opinião da médica Graziela Moreto, diretora da SOBRAMFA - Educação Médica & Humanismo, uma abordagem humanista, do ponto de vista médico, implica num profissional mais sensível ao contexto e aos valores que cada paciente carrega consigo.

“Desde a faculdade, os médicos têm de lidar com muita pressão em termos de tempo, recursos financeiros e materiais, produtividade e demandas acadêmicas. Por mais bem-intencionados que os alunos ingressem numa faculdade de Medicina, ao longo dos seis anos de curso, mais dois ou três de especialização, tudo contribui para que eles se familiarizem com novas tecnologias, novas pesquisas, novas demandas de um mercado de trabalho muitas vezes injusto e altamente competitivo. Na contramão, pouquíssimos cursos ensinam a enxergar com olhos mais generosos a pessoa que está ali na sua frente, precisando de cuidados. Quem é ela? Em que contexto socioeconômico, cultural e religioso ela vive? Seus familiares ou amigos estão envolvidos no tratamento? Estar interessado nessas respostas é parte fundamental de um atendimento humanista”, diz a médica.

É bastante difícil sair desse ciclo vicioso: médicos estão trabalhando grande parte do tempo sob pressão, com praticamente ninguém que olhe por eles, e isso se reflete no atendimento cada vez mais próximo da doença e distante do paciente. “A SOBRAMFA, através de seu congresso anual*, do programa de estágio e de tantas outras atividades que promove para pôr em prática uma medicina humanista, procura conhecer mais profundamente os hábitos e atitudes dos jovens médicos, identificando um comportamento humanista que possa ser desenvolvido e ampliado na atuação profissional”, revela Graziela.

Segundo a médica, não é difícil perceber quando um médico se interessa de fato pela vida de seus pacientes, demonstrando curiosidade, ou ainda quando ouve pacientemente a história que o doente quer contar desde o início – às vezes, repetidamente. O problema é que está cada vez mais difícil encontrar um profissional que trata seus pacientes como gostaria de ser tratado. É isso o que precisa mudar. Não se trata apenas do aspecto médico, de tratar uma doença, mas de contribuir para que esse momento não seja tão pesado para o doente.

“O médico humanista pondera constantemente sobre como pode ajudar seus pacientes a ter uma vida mais saudável e equilibrada, ou ainda sobre como atravessar momentos difíceis de uma forma menos dolorosa e mais positiva. Ele busca fazer conexões com seus pacientes e, não raro, com suas famílias – principalmente quando se trata de doenças graves e com prognóstico reservado. E o mais interessante é que todos saem ganhando. Essa relação mais aberta e afável evita muitos casos de burnout (esgotamento físico e mental) entre médicos. Ela contribui substancialmente para que o profissional alcance um equilíbrio entre os deveres da profissão e o prazer de sentir que a vida tem um significado todo especial. O médico humanista, inclusive, se mostra mais realizado em seu trabalho, já que ele mesmo garante um ambiente bem mais positivo e acolhedor”, afirma a diretora da SOBRAMFA.

23º Congresso SOBRAMFA discute “O lado humano na Medicina”

Entre os dias 7 e 9 de junho acontece o 23º Congresso SOBRAMFA, em Embu das Artes. O evento deve receber mais de 300 participantes, entre médicos, estudantes de medicina, professores e outros profissionais da Saúde. Grandes nomes da Medicina nacional, como Pablo González Blasco, Marcelo Levites, Marco Aurélio Janaudis e Valdir Reginato, vão se juntar a especialistas vindos da Argentina, Espanha, Chile e Estados Unidos. Além de se aprofundar no tema principal, todos vão discutir casos clínicos, vivências profissionais e até mesmo debater o atual mercado de trabalho. O evento é encerrado com a premiação dos melhores trabalhos científicos. Para mais informações sobre inscrições e hospedagem, visite:

Fonte: Dra. Graziela Moreto é médica, tem doutorado em Ciências Médicas, e é diretora da SOBRAMFA Educação Médica & Humanismo. www.sobramfa.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar