Brasil, 19 de Outubro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Pela primeira vez, Cristo Redentor será iluminado de verde para conscientizar sobre a doença celíaca

Acelbra-RJ, associação dos celíacos no Rio de Janeiro, faz um alerta para patologia ainda pouco conhecida, e que pode levar a graves problemas de saúde. Diagnóstico depende da avaliação criteriosa de um gastroenterologista e ainda há desafios na legislação em vigor

Hoje, muito se fala do glúten como um inimigo da boa forma. Porém, a doença celíaca, desencadeada pela ingestão do glúten, é uma patologia autoimune séria, e ainda pouco falada, ou “diminuída”. No dia 20, a doença vai ganhar notoriedade no Rio de Janeiro: pela primeira vez, o Cristo Redentor será iluminado de verde, para alertar sobre a importância do diagnóstico. Essa é uma conquista ainda inicial, mas que tem um significado imenso para a Acelbra-RJ, a seção RJ da Associação de Celíacos do Brasil.

“Nossa ação no Cristo Redentor tem o objetivo de dar visibilidade à condição celíaca, muitas vezes com pouca informação. Acreditamos que o resultado desta campanha será muito positivo e atingirá diversas pessoas que ainda não possuem diagnóstico da doença”, afirma Suzane Boyadjian, presidente da Acelbra-RJ, agradecendo também a parceria da Arquidiocese e da campanha Maio Verde.

Embora no Brasil já existam leis para proteger os celíacos, ainda há muitos desafios a serem vencidos, como produtos com rotulagem errada e falta de regulamentação. “No município do Rio de Janeiro, por exemplo, é obrigatório que restaurantes, bares e afins informem sobre a presença de glúten e seus derivados nos alimentos preparados, mas isso não é cumprido. Nos supermercados, todos os produtos alimentícios elaborados sem a adição de glúten também precisam estar acomodados em um mesmo local ou gôndola”, alerta Suzane, ressaltando que órgãos fiscalizadores não estão bem definidos e valores de multa não estão fixados.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 1% a 2% da população mundial tem a doença celíaca, mas, no Brasil, segundo a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra), não há estatística que defina o número de vítimas da doença, que pode se manifestar em qualquer idade. Desencadeada pela ingestão do glúten em pessoas geneticamente predispostas, é caracterizada pela inflamação crônica da mucosa do intestino delgado que leva à má absorção de nutrientes e outras manifestações clínicas que variam de pessoa para pessoa, como diarreia crônica, inchaço e dores abdominais, emagrecimento, falta de apetite, vômitos frequentes etc.

“A variedade de sintomas, muitas vezes não associados à doença celíaca, dificultam o diagnóstico e o correto tratamento, que é a dieta isenta de glúten. E, além disso, o grande desafio é conviver com a contaminação cruzada, que acontece quando um alimento naturalmente sem glúten, entra em contato com partículas do glúten”, enfatiza a presidente da Acelbra-RJ, explicando que isso pode ocorrer durante o plantio, colheita, armazenamento ou preparo dos alimentos.

Sobre o movimento Maio Verde

A campanha da Acelbra-RJ, com a iluminação do Cristo, integra a campanha Maio Verde, que em 2019 à sua segunda edição. O projeto foi idealizado pela chefe funcional Renata Macena, portadora da doença, com o apoio da E4, agência focada em nutrição e bem-estar. Unidos pela causa estão médicos, empresas do segmento, organizações e comunidade celíaca. Neste ano, a campanha acontecerá também em Portugal, através do portal Célia Celíaca, comandado pela ilustradora Eve Ferretti.

Saiba mais:
www.acelbra-rj.com.br
www.facebook.com/acelbrarj
www.maioverde.com.br
www.instagram.com/maio_verde


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS