Brasil, 21 de Maio de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Você sabia que crianças e adolescentes podem sofrer de doenças reumáticas?

Você sabia que crianças e adolescentes podem sofrer de doenças reumáticas?

No Brasil, uma em cada 500 crianças ou adolescentes costumam apresentar sintomas de reumatismo

É comum pensarmos que as doenças reumáticas acometem apenas os adultos e principalmente os idosos. Porém, crianças e adolescentes podem sofrer de reumatismo, que se não diagnosticado e tratado precocemente pode causar sequelas irreversíveis. Conforme a médica reumatologista e presidente da Sociedade Catarinense de Reumatologia (SCR), Mara Suzana Cerentini Loreto, as doenças reumáticas que mais atingem as crianças são as do tipo inflamatórias, que são incuráveis e autoimunes. A Sociedade Brasileira de Reumatologia estima que uma a cada 500 crianças ou adolescentes podem sofrer com as doenças reumáticas.

A médica especialista em reumatologia pediátrica Fabiane Mitie Osaku, de Florianópolis, diz que é importante que os pais não confundam “dor de crescimento” com doenças reumáticas. “A dor do crescimento é uma patologia benigna da infância, que deve ser diferenciada de outras doenças. Existem sintomas bem específicos que podem ser observados no dia a dia das crianças e adolescentes e dar indícios de que é necessário a procura por um médico reumatologista”, explica a especialista.

Principais sintomas:

- Dores articulares que mudam o estilo de vida, que atrapalham o dia a dia;
- Febre prolongada de origem não identificada;
- Alterações cutâneas;
- Aumento de volume (inchaço) nas articulações.

Dentre as doenças reumáticas mais comuns estão a Artrite Idiopática Juvenil (AIJ) e a Púrpura de Henoch-Schönlein (PHS). A AIJ é uma doença crônica articular que causa incapacidade e pode acometer os olhos (uveíte). Já a PHS é a vasculite mais frequente da faixa etária pediátrica, seguida pela Doença de Kawasaki. “Com o avanço da medicina e da tecnologia, os diagnósticos são realizados precocemente e, somados às terapias multidisciplinares e medicamentosas, crianças e adolescentes apresentarão menos sequelas e melhor qualidade de vida”, complementa a médica Fabiane.

Então, fica o alerta da Sociedade Catarinense de Reumatologia aos pais: atenção aos sintomas, para procurar o quanto antes um profissional especializado e, assim, realizar o diagnóstico correto – evitando sequelas futuras.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::