Brasil, 20 de Setembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cardiologista explica como nova regulamentação da Anvisa pode contribuir para a saúde do coração

  • Escrito ou enviado por  Victor Rocha
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Hoje liberada, gordura trans consumida em excesso pode provocar doenças cardiovasculares

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) instaurou um processo para reduzir ou até proibir o consumo de gordura trans no País. O tipo de gordura que não é natural (feita artificialmente pela indústria a partir de óleo vegetal) pode trazer um impacto significativo no sistema cardiovascular, como explica o Dr. Diego Gaia, coordenador de cardiologia do Hospital Santa Catarina (SP).

"A gordura trans diminui os índices do colesterol bom, o HDL, que possui a função de limpar o excesso de colesterol dos vasos. Além disso, aumenta os níveis de colesterol ruim, o LDL, que contribui para entupir os vasos sanguíneos. A partir disso, o fator de risco para doenças cardiovasculares aumenta consideravelmente", diz o especialista.

No processo em que a Anvisa deu entrada, há dois caminhos possíveis. O primeiro é estabelecer limites de gordura hidrogenada em alimentos industrializados. O segundo, é mais radical: a proibição completa. Dessa forma, alimentos como margarinas, biscoitos e sorvetes seriam vetados. Dr. Diego, porém, ressalta que o consumidor só teria a ganhar com uma possível nova regulamentação.

"Esses alimentos jamais sairão do mercado, pelo fato de serem extremamente populares. O que deve acontecer é a substituição da gordura trans por outro componente de maior qualidade, menos danoso ao nosso organismo", explica.

Doenças cardiovasculares graves podem ser ocasionadas com o consumo excesso de gordura trans

"O indivíduo que ingere este tipo de gordura em excesso está sujeito à doença arterial coronariana, pressão alta, insuficiência cardíaca e até mesmo a parada do coração, em casos mais extremos. Neste caso, a consulta com um cardiologista tem de ser feita o quanto antes. Se for aprovada, a nova regulamentação salvará vidas, com certeza", conclui o médico do Hospital Santa Catarina (SP).

Hospital Santa Catarina

O Hospital Santa Catarina, que completou 113 anos de fundação em 2019, prima pela excelência no atendimento seguro e humanizado. Referência de qualidade em serviços de saúde no Brasil, atende desde pequenos procedimentos até cirurgias de alta complexidade. A instituição filantrópica é parte da Associação Congregação de Santa Catarina, a qual compõe uma rede social que atua nos eixos da saúde, educação e assistência social. Congrega cerca de 13 mil colaboradores, distribuídos em diversas obras sociais e programas de apoio em sete estados brasileiros.

Com infraestrutura moderna, equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados, o Hospital Santa Catarina dispõe de 324 leitos, sendo 85 de UTI, 16 salas de cirurgia, cinco Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs neurológica, cardiológica, pediátrica, geral e multidisciplinar) e pronto atendimento 24 horas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS