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Lançamentos de imóveis têm ligeira queda em outubro, mas seguem em alta em 2019

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Felipe Aragonez
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
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No acumulado até outubro deste ano, o número de unidades lançadas aumentou 6,8%, enquanto as vendas liquidas** avançaram 9,8%

De acordo com informações de empresas associadas à Abrainc - Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, o número de lançamentos foi de 7.793 unidades em outubro de 2019, colaborando para um volume de 81.218 unidades lançadas no acumulado do ano (volume 6,8% superior ao registrado no mesmo período de 2018). Já as vendas totalizaram 8.146 unidades no último mês analisado, totalizando 92.051 unidades vendidas em 2019 (o que equivale a uma queda de 1,4% em relação ao mesmo período de 2018). Considerando os últimos 12 meses, os lançamentos e vendas de imóveis novos totalizaram, respectivamente, 105.565 e 113.854 unidades, resultados que correspondem, respectivamente, a um aumento de 6,0% no número de unidades lançadas, e uma queda de 1,1%, no volume comercializado - resultados calculados em relação ao ocorrido nos 12 meses precedentes.

A despeito da ligeira queda de 1,4% no volume comercializado até outubro, é necessário destacar que as vendas líquidas de imóveis novos** - calculadas pela subtração das unidades distratadas do total de unidades vendidas em um mesmo intervalo - cresceram 9,8%, no acumulado de 2019 (em comparação com mesmo período de 2018). Tal resultado, por sua vez, reflete a queda expressiva no volume de distratos no balanço parcial de 2019 (-34,1%). Esse fenômeno expressa também a redução observada na razão distratos/vendas: a média desse indicador até outubro de 2019 (17,0%) mantém-se em patamar muito inferior à média calculada para o mesmo período de 2018 (25,4%).

Na análise por tipologia residencial, a maior parte dos lançamentos (78,1%) e das vendas (69,9%) realizadas nos últimos 12 meses corresponde a unidades comercializadas no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV)*, ao passo que os empreendimentos de Médio e Alto Padrão (MAP) mantêm-se responsáveis por 21,9% das unidades lançadas e 30,1% das unidades vendidas no período. Em termos de variação, os lançamentos e vendas no segmento MAP recuaram 4,5% e 0,8%, respectivamente, em relação ao período precedente, enquanto as vendas líquidas** do segmento MAP apresentaram alta expressiva de 17,3% no mesmo período. Comparativamente, o número de lançamentos residenciais em empreendimentos do Programa MCMV* nos últimos 12 meses aumentou 12,5% em relação ao período precedente, enquanto as vendas recuaram ligeiramente (-0,2%) no mesmo período. Finalmente, as vendas líquidas** do segmento MCMV acumulam alta de 5,5% no levantamento dos últimos 12 meses.

Notas: (*) As informações do Programa Minha Casa Minha Vida contemplam apenas empreendimentos da Faixa 2 e Faixa 3. (**) As vendas líquidas correspondem ao volume de vendas excluindo-se as unidades distratadas no mesmo período.


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