Tecnologia da Fujitsu, inspirada na computação quântica, promete otimizar a produção de energia renovável

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Caroline Cid
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Nova aplicação do Digital Annealer estará disponível a partir de 2020

A Fujitsu, líder em tecnologia da informação e da comunicação, mostrou o potencial do Digital Annealer, tecnologia exclusiva da empresa inspirada na computação quântica, de aumentar a capacidade de gerar energia renovável, por meio da resolução de problemas de otimização de dispositivos magnéticos. A inovação foi apresentada na Conferência Internacional sobre Computação de campos Eletromagnéticos (COMPUMAG), realizada em Paris, na França, em julho.

A maioria dos dispositivos magnéticos utilizados na geração de energia renovável cria fluxos magnéticos por meio da junção de um grande número de pequenos imãs. Entretanto, devido a todas as possíveis combinações potenciais para os arranjos magnéticos ainda é difícil maximizar a eficiência de geração de energia desta forma.

A fim de superar esse desafio, a Fujitsu desenvolveu uma tecnologia que utiliza o Digital Annealer para calcular, em questão de segundos, como organizar cada ímã individualmente para obter a máxima densidade de fluxo magnético. Este avanço, além de acarretar em um ganho de 16% de eficiência durante o processo de produção de energia renovável, auxilia também na propagação de dispositivos que utilizam este tipo de energia.

Essa é uma das aplicações do Digital Annealer que está alinhada com as diretrizes do Grupo Fujitsu, que é aplicar a tecnologia a favor do desenvolvimento da sociedade, ajudando na solução de problemas complexos.

Background

Soluções de captação de energia, que convertem as vibrações de motores, pontes e edifícios em eletricidade, estão atraindo cada vez mais atenção. Eles utilizam um tipo de tecnologia que não possui a necessidade de cabos de transmissão, dispensando o uso de baterias de eletricidade para dispositivos que utilizem Internet das Coisas (IoT) instalados tanto em ambientes internos e externos. As ferramentas também facilitam a transmissão de energia para equipamentos portáteis e componentes automotivos. Ainda assim, existem melhorias a serem feitas, para que seja possível solucionar os grandes problemas ambientais e energéticos enfrentados pela humanidade atualmente.

Dificuldades

Hoje, as máquinas são configuradas com fileiras de imãs em uma dimensão. A reconfiguração desses layouts em uma forma plana, em 2D, vai aumentar a energia gerada por esses dispositivos. Porém, esse tipo de arranjo traz um desafio para os projetistas, pois dificulta a maximização do fluxo magnético. Por exemplo, quando 100 imãs são dispostos em um quadrado de 10x10, ao longo de um eixo tridimensional, são geradas mais de 7 trilhões de combinações possíveis.

Tecnologia recém desenvolvida

Para desenvolver a tecnologia que permite utilizar o Digital Annealer no cálculo do arranjo ideal dos imãs planares, a Fujitsu contou com a parceria do professor Hajime Igarashi, do Instituto de Ciência da Informação da Universidade de Hokkaido. A escolha da utilização da arquitetura de computação veio por conta da capacidade única de simular o comportamento quântico e a rápida resolução de problemas de otimização combinatória.

O Digital Annealer recebe as informações de forma binária, sempre expressas em três bits (x,y,z). A densidade de fluxo magnético gerada é combinada à lei eletromagnética de Bio-Savart, apresentando o melhor layout para maximizar a quantidade de fluxo magnético e aproveitar o máximo do sistema. Além disso, é possível adicionar uma nova variável à função, de modo que ela possa ser formulada no formato QUBO, incrementando ainda mais a estrutura de projeto ideal para matrizes de ímã planas.

Resultados

Com a habilidade do Digital Annealer de calcular com rapidez o melhor layout para um conjunto em 2D, é possível aumentar 17% a densidade do fluxo magnético e a eficiência na geração de energia em 16%. Este cálculo compara os resultados de um sistema em uma e duas dimensões, e com ímãs dispostos em quadrados de 10x10.

Planos futuros

A Fujitsu Laboratories contribuirá para o desenvolvimento de dispositivos magnéticos usados ​​na coleta de energia e outras funções, implementando essa tecnologia como um dos serviços profissionais para o Digital Annealer, a partir de 2020.

Mercado local

A tecnologia do Digital Annealer já está disponível no Brasil. As empresas interessadas em implementar a solução devem entrar em contato com o escritório da Fujitsu.

Sobre a Fujitsu do Brasil

A Fujitsu é a empresa japonesa líder em tecnologia da informação e da comunicação (TIC), oferecendo uma gama completa de produtos, soluções e serviços de tecnologia. No Brasil está presente há mais de 40 anos, oferecendo soluções e serviços para os segmentos de telecomunicações, financeiro, industrial, automotivo, entre outros. Com escritórios em São Paulo, Barueri, Rio de Janeiro e Brasília, é também o headquarter da América do Sul, responsável pelas filiais da Argentina, Chile e Colômbia. Aproximadamente 132 mil colaboradores dão suportes aos clientes da companhia em mais de 100 países. A empresa utiliza sua experiência e o poder das TICs para construir o futuro da sociedade com seus clientes. No último ano fiscal, a Fujitsu Limited reportou US$ 36 bilhões de dólares, o equivalente a 4,0 trilhões de ienes. Para obter mais informações, consulte o site da Fujitsu.

Sobre a Fujitsu EMEIA

A Fujitsu promove uma Sociedade Inteligente Centrada no Homem, em que a inovação é impulsionada pela integração de pessoas, informação e infraestrutura. Na região da Europa, Oriente Médio, Índia e África (EMEIA), nossa força de trabalho de 28 mil pessoas está comprometida com a co-criação digital, combinando expertise empresarial com tecnologia digital e criando novo valor com parceiros e clientes do ecossistema. Nós permitimos que nossos clientes se transformem digitalmente com serviços de tecnologia conectados, focados em Inteligência Artificial, a Internet das Coisas e a Nuvem - tudo apoiado pela Segurança. Para mais informações, visite http://www.fujitsu.com/emeia/about/