STIHL Ferramentas é a grande vencedora da SAP Innoweeks 2019

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Estefânia Basso
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

A STIHL Ferramentas conquistou seis dos nove prêmios da SAP Innoweeks 2019, evento anual de coinovação do SAP Labs focado em apresentar soluções tecnológicas inteligentes para resolver desafios de negócios de cinco empresas da América Latina. A solução apresentada foi o SAP Geo Scan, desenvolvida em parceria com profissionais da empresa e do SAP Labs usando inteligência artificial e imagens de satélite para identificar potenciais consumidores e abrir novos mercados para as soluções da STIHL.

Com o projeto a STIHL Ferramentas conquistou o prêmio principal, o SAP Innoweeks Winner 2019 e também levou os troféus de Best Showcase, que considera a apresentação e o formato do projeto, e de Best Innovation, pelo potencial transformador e inovador na resolução do desafio proposto. A solução apresentada disponibiliza as informações para a rede de revendedores autorizados, que podem tanto fazer uma análise do potencial de mercado por região para novas vendas ou para prestação de serviços.

A edição de 2019 também ofereceu o prêmio de Purpose que levou em consideração o potencial de impactar a sociedade e melhorar a vida das pessoas. Essa premiação foi conquista pela colombiana Colsubsidio, corporação privada sem fins lucrativos associada ao sistema de previdência social colombiano, que apresentou um projeto para interligar as redes de atendimento do serviço de saúde, com o objetivo de diminuir as etapas e o tempo de espera de consultas com médicos especializados.

Prêmios Técnicos

Neste ano, a Innoweeks também avaliou os aspectos técnicos dos projetos em cinco categorias: design, arquitetura e engajamento da solução, também conquistados pela equipe da STIHL. O prêmio de integração foi compartilhado pelo Hospital Britânico (Argentina) e pela siderúrgica Aceros da Guatemala. A equipe do Hospital Britânico, privado e sediado em Buenos Aires, apresentou uma solução para o desafio de digitalização e consolidação de dados de pacientes em um prontuário eletrônico, aprimorando a relação médico-paciente. A equipe da Aceros desenvolveu uma solução para aprimorar a análise técnica e de classificação de compras de materiais reciclados com reflexo nas áreas de compras e de produção, aprimorando o resultado final do produto produzido pela empresa.

O GPA (Grupo Pão de Açucar) apresentou uma solução de reconhecimento facial para agilizar o processo de checkout nas lojas Minuto do Pão de Açucar. O desafio apresentou uma solução de autoatendimento apoiada em machine learning e inteligência artificial e que não exige uso de celular ou outro meio de pagamento físico para conclusão da compra. Com a solução, o GPA conquistou o prêmio de escalabilidade, em empate com o projeto da Aceros.

Matheus Souza, líder de Inovação do SAP Labs Latin America, destacou a qualidade dos projetos apresentados e o potencial de implementação para trazer inovação e resolver problemas de negócios reais das cinco empresas participantes. “Todos os projetos trouxeram soluções que usam tecnologias inteligentes e que já estão muito acessíveis para resolver problemas de negócios reais. Mais uma vez mostramos que reunir times com formações técnicas e experiências distintas é um grande motor de desenvolvimento e de inovação e contribuem para trazer um novo olhar para os desafios enfrentados pelas empresas, de diferentes áreas e mercados de atuação tão distintos como os que participaram dessa jornada de inovação”.

A edição engajou mais de 150 pessoas, entre os profissionais das cinco empresas e equipe de desenvolvedores da SAP.

Sobre a SAP Labs Latin America

A SAP Labs Latin America é a organização da SAP voltada ao desenvolvimento de aplicações e serviços de suporte para as Américas. Fundada em 2006, em São Leopoldo, na Grande Porto Alegre (RS), é o primeiro e único centro da SAP na América Latina, um dos 19 mantidos pela companhia em todo o mundo e um dos quatro centros de pesquisa e desenvolvimento do Brasil. A SAP Labs promove a seus funcionários e desenvolvedores um ambiente de trabalho positivo e colaborativo, apoia a comunidade local por meio de projetos de responsabilidade social e respeita o ecossistema ao seu redor com práticas sustentáveis. Localizada no Tecnosinos - Parque Tecnológico São Leopoldo - na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em um edifício construído em 2009 sob os padrões da certificação Leed Gold de sustentabilidade, possui mais de 1.000 funcionários.