Brasil,

Tour de France: um playground para tecnologias inovadoras no esporte

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriel Bacci
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

*Thales Cyrino

Nos últimos anos, o mundo testemunha o quanto a tecnologia é responsável por mudar o nosso dia a dia. A forma como nos comunicamos, compramos, fazemos transações bancárias. As transformações são inúmeras e diárias, mas assim como ela influencia todos os setores de negócios e as mais diversas esferas das nossas vidas, a evolução tecnológica também permite, cada vez mais, que a gente acompanhe e torça por algum atleta de maneira inovadora.

Imagine acompanhar uma competição na perspectiva de um ciclista dentro do pelotão. Ou então, acompanhar dados que o faça sentir na pele tudo o que ele realmente está passando naquele momento. Até mesmo acompanhar as estratégias de cada equipe, qual tem mais chances de vencer ou se acidentar. Tudo isso e muito mais já foi realidade no Tour de France deste ano.

A tecnologia é a grande responsável por impulsionar a popularidade deste esporte tão cativante. Tanto que seus admiradores em mídias sociais cresceram de 2,7 milhões em 2014 para 7 milhões em 2019. De 2016 a 2018, houve um crescimento de 14% no tráfego do site Race Center e os vídeos aumentaram de 6 milhões para 75 milhões nas plataformas oficiais do TDF.

Para que isso acontecesse, foi realizado muito investimento em Pesquisa e Desenvolvimento, além da elaboração de uma infraestrutura robusta para atingir resultados como esses.

A experiência do espectador do Tour de France deste ano foi aprimorada. Sensores de Internet das Coisas (iOT) foram instalados nas bicicletas dos mais de 150 atletas que participam da prova. O aparelho pesa apenas 100 gramas, tem GPS e uma bateria com mais de oito horas de durabilidade. Esses dispositivos transmitem inúmeras informações por segundo, resultando em uma média de 3 milhões de visualizações por etapa.

Os equipamentos transmitem os dados para os helicópteros, caminhões e carros oficiais da corrida, responsáveis por processar todas essas informações em questão de milissegundos. Os mais variados detalhes são avaliados nessa fase, incluindo dados meteorológicos, informações altimétricas e muito mais.

O machine learning ocupa um papel cada vez mais fundamental: tal tecnologia foi treinada com mais de 300 milhões de registros históricos. É isso que vem ajudando os especialistas a comentar a performance de cada atleta e também a prever os resultados das competições.

O Tour de France de 2019 contou com o aperfeiçoamento de tecnologias já testadas em anos anteriores e ainda uma série de inovações em fase de testes que, quando bem-sucedidas, são incorporadas em outros esportes. Elas já foram adotadas no futebol, rugby, corrida de velas e várias outras modalidades automotivas.

Por essas e outras que não é exagero afirmar que o Tour de France é o berço da inovação tecnológica no esporte e o playground de algumas das principais empresas de tecnologia do mundo.

*Thales Cyrino é Cybersecurity Business Development Manager Brazil da Dimension Data


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar