Produção de eletroeletrônicos cresce no 1º semestre 2019

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eleno Mendonça
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

O presidente da Eletros, José Jorge do Nascimento, apresenta balanço do setor na abertura da Eletrolar Show 2019; A linha branca foi o destaque, com crescimento elevado na comparação com 2018

A Eletros – Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos reúne as 30 maiores marcas, nacionais e internacionais, de empresas dos segmentos de linhas branca, áudio e vídeo (linha marrom) e portáteis.

Em 2018, seus associados obtiveram um faturamento de R$ 47,7 bilhões e, entre empregos diretos e indiretos, atingiram um total de 150 mil postos de trabalho.

No primeiro semestre de 2019, a indústria de eletroeletrônicos fechou com 135 mil empregos, entre postos de trabalho diretos e indiretos.

Quanto ao volume de vendas no primeiro semestre, a Linha Branca, representada principalmente por fogões, lavadoras de roupa e geladeiras, saiu de 6,7 milhões de unidades, no primeiro semestre de 2018, para 7,6 milhões, em 2019, o que representa um aumento expressivo de 13,80%, comparativamente.

A previsão da Eletros para o fechamento de junho/2019 nas vendas de televisores deve ser de um decréscimo por volta de 18%. Os números ainda não foram fechados. Sendo que o volume do primeiro semestre de 2018 foi de 6,4 milhões de unidades e um total de 5,4, milhões previstos para o fechamento de junho/2019. Isso se dá devido à sazonalidade, tendo em vista que o ano anterior foi de Copa do Mundo, ocasião em que o consumidor costuma fazer a troca de seus aparelhos.

Na sequência, a Linha de Portáteis apresentou um crescimento de 10,23% nesse primeiro semestre, quando comparado com o semestre do ano anterior. Isso representa 29,3 milhões de unidades produzidas até junho/2018 contra 32,3 até junho deste ano.

A indústria, de modo geral, está em um momento de muitos desafios, mas, com as reformas acontecendo, teremos a melhoria do ambiente econômico e melhores perspectivas.

Com esse cenário, acreditamos em um mercado consumidor aquecido, atraindo investimentos, geração de emprego e consequente crescimento do nosso setor.

A Eletrolar é uma ótima oportunidade para a apresentação de novidades e tendências do nosso segmento. O evento contribui de forma decisiva para a promoção de bons negócios entre indústria e varejo, sendo, também, um momento de renovação para toda a cadeia produtiva.

Sobre a Eletros

A ELETROS foi fundada em 1994, com a missão de representar o segmento eletroeletrônico junto ao Poder Público e demais entidades representativas nacionais e internacionais. Neste ano comemora, portanto, 25 anos.

São 30 associadas

Empresas que representam as maiores marcas dos segmentos de linha branca, imagem e som (linha marrom) e portáteis.

Presentes em 10 Estados

27 cidades

47 fábricas

Assim, a ELETROS está presente em todos os Estados das regiões Sul e Sudeste, na Bahia, em Pernambuco e no Ceará, na região Nordeste, e no Amazonas, na região Norte.

A equipe ELETROS é formada por profissionais especializados, com profunda experiência e conhecimento em suas áreas de atuação, como, por exemplo, processos de produção, comércio exterior, relações institucionais e normas legais.

Diariamente, a ELETROS elabora e subsidia o desenvolvimento de estudos, dados setoriais e notas técnicas, visando à melhor e mais apurada representatividade do setor.

Associadas:

Agratto