Capgemini e Altran criam líder global em transformação digital para empresas industriais e de tecnologia

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Claudio Ferreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

• Contrato pelo qual a Capgemini adquirirá o Altran, por meio de uma oferta em dinheiro de € 14,00 por ação [1], é aprovada por unanimidade pelos conselhos de administração das duas empresas.

• Criação de um grupo com receita de € 17 bilhões [2] e mais de 250 mil funcionários com a união de um líder mundial em consultoria e serviços de TI e o líder mundial em serviços de engenharia e pesquisa e desenvolvimento.

• Combinação única da expertise de suporte à transformação digital de empresas industriais – o segmento mais dinâmico do mercado.

• Acréscimo esperado no lucro por ação [3] de mais de 15% antes das sinergias no 1º ano e acima de 25% após as sinergias em 2023.

• Lançamento de oferta pública sujeita a aprovações regulamentares habituais.

• Acordo sólido para adquirir ações representando 11% do capital da Altran de um grupo de acionistas liderado pela Apax Partners

Paris e Neuilly-sur-Seine, 27 de junho de 2019 – A Capgemini (Euronext Paris: CAP), líder global em consultoria, serviços de TI e transformação digital, e Altran Technologies (Euronext Paris: ALT), líder global em Engenharia e serviços de pesquisa e desenvolvimento, anunciam que entraram em um acordo para negociações exclusivas na qual a Capgemini adquire a Altran por meio de uma oferta de aquisição amigável a € 14,00 por ação Altran, com pagamento em dinheiro. A contrapartida total em valores é de € 3,6 bilhões [4], excluindo a dívida financeira líquida de € 1,4 bilhão.

Transação que será acrescida ao EPS (Earnings per Share ou Lucro por Ação) normalizado da Capgemini em mais de 15%, antes das sinergias do acordo. Em 2023, espera-se que os valores excedam em 25% após as sinergias. O acordo é unanimemente recomendado e aprovado pelos Conselhos de Administração da Capgemini e da Altran. Além disso, a Capgemini assinou um contrato definitivo para adquirir ações representando 11% do capital da Altran de um grupo de acionistas liderado pela Apax Partners.

Paul Hermelin, Presidente e CEO do Grupo Capgemini, afirmou: “Esta proposta de acordo permite à Capgemini assumir a liderança em um segmento de mercado muito promissor, a chamada “Indústria Inteligente” ou a transformação digital de empresas industriais e de tecnologia. A complementaridade e o poder de nossos conhecimentos combinados de negócios e tecnologia são ativos realmente notáveis. Ao unir forças, estamos nos posicionando como um parceiro estratégico importante para ajudar nossos clientes a aproveitar ao máximo a revolução criada pelos desenvolvimentos da nuvem, Edge computing, IoT, inteligência artificial e 5G. Estou muito feliz em receber na Capgemini os talentos e líderes da Altran, que compartilham nossas crenças e cultura corporativa”.

___________________________________________________________
1-Baseado em um número total diluído de ações excluindo 256,9 milhões de ações em tesouraria.
2-Preço por ação após o destacamento do cupom de 2018 de 0,24 euro por ação.
3-Com base nos objetivos de cada um dos dois grupos para o ano de 2019.
4-O lucro normalizado por ação é calculado como lucro não diluído por ação, usando o lucro líquido (parcela do Grupo) ajustado para "outras receitas e despesas operacionais", líquido de impostos. A definição e reconciliação detalhadas estão disponíveis no documento de registro da Capgemini.

Dominique Cerutti, Presidente e CEO do Grupo Altran, acrescentou: “A proposta de acordo da Altran com a Capgemini está perfeitamente alinhada com a visão estabelecida em nosso plano estratégico. Enquanto as disrupções tecnológicas e a digitalização das indústrias estão se acelerando, a Altran desenvolveu novos modelos de serviços e fortaleceu sua liderança com uma oferta de alto valor agregado para as atividades de Engenharia e P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) de seus clientes. Em uma área que está se consolidando rapidamente, não há dúvida de que a Capgemini é o parceiro ideal para construir juntos um líder mundial em transformação digital. Essa transação criará valor para nossos clientes e é uma excelente oportunidade para mostrar o talento de nossas equipes”.

Dois líderes do setor unem forças

A Capgemini é líder mundial em consultoria, serviços de TI e transformação digital. A Altran é a fornecedora líder mundial de serviços de Engenharia e P&D, com um portfólio de clientes de grande relevância, amplo conhecimento do setor e profundo conhecimento dos processos de negócios industriais e tecnologias operacionais.

A combinação das duas empresas criará um grupo com receita de € 17 bilhões e mais de 250 mil funcionários. Uma nova entidade que alavancará seu posicionamento único em segmentos particularmente promissores.

Por meio de sua escala aprimorada e amplo portfólio de serviços, o grupo combinado se beneficiará de um maior acesso a importantes tomadores de decisão em “key accounts” em setores dinâmicos (como aeroespacial, automotivo, ciências biológicas e telecomunicações), incluindo P&D, fabricação e cadeia de suprimentos.

Essa transação permite que a Capgemini acelere seu desenvolvimento entre as principais empresas de Internet e tecnologia, dando à nova entidade uma massa crítica em engenharia de software por meio de seus centros de especialização, particularmente na Índia e na Europa Oriental. O Grupo pretende se tornar um importante player nestes mercados-chave.

Liderança fortalecida no mercado em rápido crescimento de serviços de engenharia e P&D

A médio prazo, os serviços de Engenharia e P&D (EP&D) podem crescer algo como 9% [5] anualmente. E a nova entidade será a maior participante do mundo em ER&D por tamanho (principalmente nos Estados Unidos e na Europa), com uma experiência setorial única.

O escopo combinado dessas atividades de serviços de Engenharia e P&D representará receitas anuais de aproximadamente € 3,4 bilhões [6] e 54 mil profissionais, incluindo 21 mil em cinco Centros de Engenharia Globais.

Com base em seu histórico de industrialização e inovação, a Capgemini fortalecerá a implementação do modelo segmentado de serviços da Altran – serviços de alto valor agregado, serviços tradicionais e Industrialized Globalshore® para oferecer suporte a clientes durante todo o ciclo de vida de seus produtos e serviços.

Apresentando um líder mundial em “Indústria Inteligente”

O novo Grupo se beneficiará de uma capacidade única de apoiar os players industriais em sua transformação digital, combinando o conhecimento profundo de seus negócios, o acesso privilegiado aos tomadores de decisão e o portfólio de ofertas que abrangem transformação, consultoria e inovação digitais, tecnologias da informação e tecnologias operacionais [7]. Com base nestes pontos fortes, a Capgemini reforçará o seu papel como parceiro estratégico de escolha dos seus clientes no campo da “Indústria Inteligente”, que apresenta um potencial de crescimento de dois dígitos [8].

Forte criação de valor

O Grupo espera acréscimo no Lucro por Ação normalizado, antes das sinergias da combinação, de mais de 15% no primeiro ano após o fechamento da operação.

________________________________________________________
5-Fontes: OCDE, IRI, FMI, International Management Consultants, Altran.
6-2018 estimativas proforma.
7-O escopo da tecnologia operacional inclui, principalmente, software, produtos e serviços de engenharia de sistemas, sistemas de informações industriais usados para gerenciar o ciclo de vida do produto, processos de fabricação ou entrega e sistemas de informações de missão crítica.
8-Encontra-se na encruzilhada de dois setores já muito dinâmicos: engenharia e serviços para P&D de companhias industriais e serviços de TI para operações (P&D, produção, cadeia de fornecimento, etc.), que crescem 8-12% e 10%, respectivamente. (5) e IDC.

Espera-se que as sinergias de custo e modelo operacional alcancem uma taxa de execução pré-impostos anual entre € 70 milhões e € 100 milhões em 3 anos. Naquele momento, as sinergias comerciais devem gerar entre € 200 milhões e € 350 milhões em receitas anuais adicionais, como vendas cruzadas e desenvolvimento de ofertas setoriais inovadoras. Em 2023, com os benefícios dessas sinergias, a alta nas receitas por ação deve exceder os 25%.

Integração facilitada pela proximidade cultural e um modelo operacional similar

Com as duas empresas construídas com base em talentos e tradições de engenharia, a Capgemini e a Altran têm uma cultura corporativa muito próxima que facilitará uma integração harmoniosa de suas equipes. Os dois grupos também possuem modelos operacionais muito semelhantes, com muitos indicadores operacionais em comum.

O grupo combinado continuará investindo maciçamente em seus talentos, abrindo uma série de oportunidades para os funcionários de ambas as entidades.

Termos chave da transação

O acordo estabelece os principais termos e condições da transação proposta, organiza o processo de informação ou consulta da Capgemini e da Altran dos respetivos conselhos de empresa e contém, em particular, um compromisso exclusivo da Altran.

A Capgemini pretende fazer uma oferta em dinheiro para todas as ações da Altran a um preço de € 14,00 por ação. Isso representa um prêmio de 30% sobre o preço médio ponderado pelo volume de sexta-feira 21 de junho (ajustado para o cupom de € 0,24 a ser destacado em 1º de julho) e um prêmio de 33% sobre o preço médio ponderado de volume de 3 meses. A contrapartida total em numerário sobe aos € 3,6 bilhões, antes de ter em conta a dívida financeira líquida próxima dos € 1,4 bilhão. A Capgemini assinou um acordo definitivo para adquirir uma participação de 11% na Altran a partir do acerto formado em torno da Apax Partners – incluindo possíveis recargas usuais.

Espera-se que o lançamento da oferta pública ocorra após a fase de informação ou consulta dos respectivos conselhos de empresa, e após as aprovações regulamentares habituais terem sido recebidas, nomeadamente da CFIUS (The Committee on Foreign Investment in the United States) nos Estados Unidos e as autoridades antitruste. No entanto, o Grupo se reserva o direito de lançar a oferta pública antes que essas aprovações regulatórias sejam recebidas. A conclusão do negócio está prevista para o final de 2019.

Financiamento

A Capgemini garantiu um financiamento-ponte de € 5,4 bilhões, cobrindo a compra de títulos (€ 3,6 bilhões) bem como a dívida bruta (€ 1,8 bilhão). A empresa planeja refinanciar a negociação com o caixa disponível de € 1 bilhão e o saldo por emissão de dívidas, principalmente novas emissões de títulos.

CONFERENCE CALL

Paul Hermelin, presidente e diretor executivo da Capgemini, e Dominique Cerutti, presidente e diretor executivo da Altran, acompanhados por Carole Ferrand, diretor financeiro da Capgemini, Thierry Delaporte e Aiman ​​Ezzat, co-COOs da Capgemini, comentaram o negócio durante uma teleconferência no último dia 24 de junho.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

Este comunicado de imprensa é divulgado apenas para fins informativos e não constitui uma oferta de compra, ou uma solicitação de uma oferta para vender, quaisquer valores mobiliários da Altran Technologies.

A documentação relativa à oferta pública que, se apresentada, indicará os termos e condições da oferta pública, será submetida à revisão da Autorité des marchés financiers. Investidores e acionistas são fortemente aconselhados a ler a documentação relativa à oferta pública quando ela estiver disponível, se a oferta for apresentada, bem como quaisquer alterações e complementos a esses documentos, pois eles conterão informações importantes sobre a Capgemini, Altran Technologies e a proposta de transação.

A negociação está sujeita à execução de documentação definitiva e à obtenção das autorizações regulatórias necessárias e outras condições usuais. A oferta de compra somente será aceita pela Autorité des marchés financiers depois que tais condições tiverem sido cumpridas.

Este comunicado de imprensa não deve ser publicado, transmitido ou distribuído, direta ou indiretamente, em qualquer país em que a distribuição dessas informações esteja sujeita a restrições legais. A oferta pública não será aberta ao público em jurisdições em que seu lançamento esteja sujeito a restrições legais. A publicação, transmissão ou distribuição deste comunicado de imprensa em alguns países pode estar sujeita a restrições legais ou regulamentares. Portanto, as pessoas localizadas em países onde este comunicado de imprensa é publicado, transmitido ou distribuído devem informar-se sobre e cumprir essas restrições. A Capgemini e a Altran Technologies não assumem qualquer responsabilidade por qualquer violação de tais restrições.

AVISO

Em conformidade com o Regulamento de Execução (UE) 2016/1055 da Comissão, de 29 de junho de 2016, que estabelece normas técnicas de execução relativas aos meios técnicos para divulgar publicamente a informação privilegiada e atrasar a divulgação pública de informação privilegiada nos termos do Regulamento (UE) n.º 596/2014 do Parlamento Europeu e do Conselho, este comunicado de imprensa pode conter informações privilegiadas e foi enviado ao organismo de radiodifusão autorizado da Capgemini SE.

Este press release pode incluir declarações prospectivas e tendências indicadoras de idioma, como as palavras “antecipar”, “esperar”, “aproximar”, “acreditar”, “poderia”, “deveria”, “pretende”, “pode”, “potencial” e outras expressões similares. Estas declarações prospectivas baseiam-se apenas nas informações atualmente disponíveis e falam somente a partir da data deste comunicado de imprensa. Tais declarações prospectivas baseiam-se nas expectativas atuais e estão sujeitas a riscos significativos de negócios, econômicos e competitivos, incertezas e contingências, muitas das quais são desconhecidas e muitas das quais a Capgemini e a Altran são incapazes de prever ou controlar.

Tais fatores podem fazer com que os resultados reais, desempenho ou planos da Capgemini e/ou Altran com relação à transação sejam diferentes materialmente de quaisquer resultados futuros, desempenho ou planos expressos ou implícitos por tais declarações prospectivas. Nem a Capgemini nem a Altran, nem qualquer um de seus assessores aceitam qualquer responsabilidade por qualquer informação financeira contida neste comunicado de imprensa relativa aos negócios ou operações ou resultados ou condição financeira do outro ou de seus respectivos grupos. A Capgemini, Altran e seus assessores renunciam expressamente a qualquer obrigação ou compromisso de divulgar quaisquer atualizações ou revisões de quaisquer declarações prospectivas contidas neste documento para refletir qualquer mudança nas expectativas com relação a isso ou qualquer mudança em eventos, condições ou circunstâncias em que qualquer declaração é baseada.

Sobre a Capgemini

Um dos líderes globais em consultoria, serviços de tecnologia e transformação digital, a Capgemini se mantém na vanguarda da inovação, para apoiar seus clientes, de maneira abrangente, em oportunidades de nuvem, tecnologias digitais e plataformas, que estão em constante evolução. Com base em nosso sólido patrimônio de 50 anos e no profundo conhecimento específico em indústrias, apoiamos organizações na concretização de suas ambições de negócios, por meio de uma completa gama de serviços que cobrem desde a estratégia até a operação. A Capgemini tem a convicção de que o valor da tecnologia para os negócios vem das pessoas e por meio delas. Somos uma empresa multicultural de 200 mil profissionais, distribuídos em mais de 40 países. Em 2018, o Grupo Capgemini reportou uma receita global de 13,2 bilhões de euros.

Visite-nos em https://www.capgemini.com/br-pt/. People matter, results count.

Sobre a Altran

A Altran é líder mundial indiscutível em serviços de engenharia e P&D. O Grupo oferece aos seus clientes uma proposta de valor única para enfrentar seus desafios de transformação e inovação. A Altran apoia seus clientes, do conceito à industrialização, para desenvolver os produtos e serviços de amanhã. A Altran trabalha há mais de 35 anos com grandes empresas em diversos setores: automotivo, aeronáutico, espacial, defesa e naval, ferroviário, infraestrutura e transporte, indústria e produtos de consumo, ciências biológicas, comunicações, semicondutores e eletrônicos, software e Internet, finanças e setor público. A aquisição da Aricent amplia o portfólio de expertise do Grupo em semicondutores, experiência digital e inovação de design. A Altran gerou € 2,9 bilhões em receita em 2018, com quase 47 mil funcionários em mais de 30 países.

www.altran.com