Brasil,

Tecnologias cognitivas são fator chave para otimizar a eficiência energética

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Murilo Sarro
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Inteligência artificial e análise avançada permitem conhecer melhor o perfil de clientes para adaptar produtos e serviços

A utilização de tecnologias cognitivas por empresas de energia, como inteligência artificial e análise avançada, tornou-se um fator cada vez mais importante. Segundo a Minsait, uma empresa da Indra, essas tendências são hoje fundamentais para a sobrevivência de modelos de negócios.

As novas tecnologias têm capacidade de prever falhas futuras utilizando informações de sensores, incluindo visão artificial e tecnologia Digital Twin, compreendendo melhor o perfil dos clientes para melhorar as margens e otimizar o desenvolvimento produtos e serviços.

"O setor de energia está exposto hoje a uma maior concorrência, que inclui novas empresas, muitas delas do mundo digital, bem como aumento das pressões ambientais e riscos em áreas como a segurança cibernética, fraude ou segurança física dos ativos ", afirma Leonardo Benitez, diretor de Energia e Utilities de Minsait.

Para José Luis Flórez, diretor de Inteligência Artificial e Análises Avançadas, enfatizou que as tecnologias cognitivas podem transformar modelos de negócios, incorporando recursos que antes eram limitados, permitindo entender melhor processos e como melhorá-los, conhecendo mais profundamente os clientes.

Projetos desenvolvidos pela Onesait Platform, a plataforma digital da Minsait com IoT, Big Data e análise avançada, permitem incorporar e analisar informações de vários sensores, sistemas e serviços, a fim de tomar melhores decisões e proporcionar respostas a incidentes detectados em tempo real, além de simular possíveis cenários. O uso de machine learning melhora a eficiência na operação de geração renovável e detecção automática de vazamento em gasodutos, utilizando dados das redes de transporte de gás.

Outra referência é a HEADS (Hydrocarbon Early Automatic Detection System), uma tecnologia para a detecção precoce de vazamentos de petróleo no mar, o que aumenta a segurança das instalações, tanto para plataformas offshore como terminais marítimos. Este sistema já é utilizado na Espanha e América Latina.

Já no setor operacional, as capacidades de processamento e análise em grandes quantidades de informações foram otimizadas para melhorar os processos de negócios centrais a partir de uma previsão da demanda, antecipando-se a situações ambientais que afetam os negócios e melhorar a tomada de decisões com inteligência artificial, além de contribuir na redução dos riscos de fraude e perda de benefícios.

Aliados à essa tendência, os representantes da Minsait detalharam a visão da empresa das áreas em que prevê o maior impacto dessas tecnologias, como gestão de ativos, marketing, otimização de operações e gerenciamento de riscos.

Sobre a Indra

A Indra (www.indracompany.com) é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e parceira de tecnologia para as principais operações dos negócios de seus clientes em todo o mundo. É um fornecedor líder global de soluções próprias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa. Também, é a empresa líder em Consultoria de Transformação Digital e Tecnologias da Informação na Espanha e na América Latina, através de sua subsidiária Minsait. Seu modelo de negócios é baseado em uma oferta abrangente de seus próprios produtos, com uma abordagem end-to-end, de alto valor e com um alto componente de inovação. No ano fiscal de 2018, a receita da Indra foi de 3.104 milhões de euros, conta com 43.000 colaboradores, está presente em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar