Semana da Computação do Inatel concentra três grandes eventos de programação e games

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniela Coutinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

De 15 a 19 de maio, instituição realiza Maratona de Programação, competição de e-Sports e Gamejam, além de minicursos e palestras

A Semana da Computação é um dos mais tradicionais eventos do Inatel e em sua 12ª. edição promete uma imersão em tópicos do momento como Big Data e Inteligência Artificial durante as palestras e minicursos abertos ao público, realizados por profissionais de megacorporações. Este ano, a novidade é a competição de e-Sports, que vai envolver os alunos do Instituto em disputas durante o evento. O Gamejam (Coding, Pizza and Glory) reunirá 140 inscritos que serão desafiados a criar um jogo em 36 horas, e a Maratona de Programação, recém-integrada aos eventos da semana, envolverá mais de 100 alunos.

Além da oportunidade de networking com profissionais atuantes no mercado de trabalho, os participantes de todas as idades concorrerão a prêmios nas três competições. Na edição anterior do Gamejam, por exemplo, um dos participantes tinha 12 anos e, este ano um grupo de adolescentes com essa mesma idade está inscrito na competição.

Segundo o aluno de Engenharia da Computação, Ruan Patrick, estes jovens concorrentes surpreendem pelo nível de conhecimento de programação que apresentam. “Mesmo tão novos eles realmente conseguem bater de frente com o pessoal mais velho. Depois dos treinamentos, temos as famosas rodadas de pizza, de quatro em quatro horas, o que é um atrativo para os programadores: eles fazem o que gostam, criam algo novo, ficam com a galera para comer pizza e podem se divertir em um ambiente saudável”, afirma o estudante que faz parte da organização do evento.

A Semana da Computação tem como missão oferecer ao aluno atividades e recursos que não são abordados normalmente na graduação e, principalmente, promover uma maior aproximação com a realidade profissional. De acordo com o responsável pelo evento, o professor Renzo Mesquita, “o aluno gosta de ver as aplicações do seu aprendizado no mercado e a Semana traz profissionais egressos para que mostrem na prática como os conhecimentos acadêmicos podem contribuir no mundo do trabalho”.

As inscrições para participação nos três eventos se encerraram praticamente no primeiro dia de divulgação, devido ao grande sucesso dos últimos anos. Universidades Federais como Unifei e Ufla além de faculdades particulares de Minas Gerais já marcaram presença nos últimos anos e são esperadas novamente. Esses jovens acampam no Inatel, onde são oferecidos dormitórios para descanso durante as longas jornadas de desenvolvimento dos programas e jogos. As palestras e minicursos da Semana da Computação são abertas ao público em geral, mas o GameJam será transmitido ao vivo pelo Twitter, no Canal Inatel e-Sports, por ser restrito aos participantes.