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Dicas de como obter melhores resultados ao interagir com os assistentes virtuais

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Programas que conversam com humanos já são utilizados nas mais diversas áreas e, quanto mais informações forem passadas para eles, mais inteligentes eles ficam

Cada vez mais presentes no nosso cotidiano, os assistentes virtuais (softwares que imitam uma pessoa) estão evoluindo e se tornando uma alternativa para diversas tarefas profissionais e casuais. Utilizados em atividades que vão desde pesquisas sobre a previsão do tempo até atendimentos personalizados, a tecnologia já desponta como o futuro da computação.

Prova disso é que nomes como “Siri” e “Cortana” já fazem parte do circulo do conhecimento de muita gente. Aposta de grandes empresas de tecnologia, os assistentes otimizam nosso dia a dia e acabam se transformando em colegas virtuais.

Mesmo gerando medo e desconfiança em alguns e fascínio e curiosidade em outros, no geral ainda pode parecer engraçado o fato de conversar com um aparelho eletrônico. Quem desmistifica a questão é Sylvia Bellio, especialista em infraestrutura de TI da It Line Technology - Maior Canal de Vendas da Dell do Brasil.

“Esses sistemas, cada vez mais comuns e utilizados nas mais diferentes vertentes, nada mais são que computadores que aprenderam com a gente. Nós fornecemos informações para eles durantes anos e por isso eles conseguem sugerir e resolver questões que décadas atrás só outro ser humano poderia responder”, explica Sylvia.

A especialista pontua que os programas facilitam a nossa vida em dezenas de quesitos diferentes. Ao ter acesso ao seu celular, por exemplo, o assistente sabe dos seus gostos e consegue sugerir as respostas mais adequadas para o seu perfil.

“Isso acontece quando pedimos ao assistente a previsão do tempo, por exemplo. A máquina já sabe onde você mora e fala a temperatura da sua região. Quando o celular te lembra de um compromisso também. Como você já anotou aquilo no calendário eletrônico, ele somente faz o alerta”, pontua.

Os números envolvendo os assistentes virtuais

Por causa dos incontáveis benefícios da Inteligência Artificial (IA), conceito pilar dos assistentes virtuais, o mundo viu nos últimos anos uma explosão da tecnologia. A evolução das antigas secretárias eletrônicas, que só gravavam e reproduziam chamadas telefônicas, agora está na cara de serviços como o “Watson” (IBN),“Alexa” (Amazon) e “Bixby” (Samsung), além das já citadas Siri (Apple) e Cortana (Microsoft).

E os benefícios apresentados por sistemas que possuem IA fazem com que a área da computação receba investimentos nunca vistos antes. De acordo com o International Data Corporation (IDC), os investimentos neste tipo de tecnologia devem chegar ao patamar dos 77,6 bilhões de dólares em 2022. Para comparação, no ano passado os gastos no setor ficaram em cerca de 24 bilhões de dólares no mundo.

As cifras no setor estão bilionárias justamente por causa da otimização que ferramentas assim causam no dia-a-dia das pessoas, empresas e até mesmo governos. Sobre este último, uma empresa internacional de consultoria afirmou, em relatório do ano passado, que o desenvolvimento das grandes economias dependerá da aplicação destes sistemas inteligentes. De acordo com a consultoria, as maiores economias do mundo podem dobrar suas taxas de crescimento até 2035 se souberem usar os softwares.

Funcionamento

Por trás do aprendizado das IA’s estão conceitos como “machine learning” e “deep learning”. Sylvia pontua que o primeiro conceito é quando uma máquina é programada para absorver e identificar padrões nas informações aprendidas. O segundo, mais complexo, encadeia dados de forma mais específica e pode reconhecer imagens e sons.

“Inteligência Artificial é a capacidade de dispositivos eletrônicos de funcionar de uma maneira que lembra o pensamento humano. Ou seja, a partir disso os computadores conseguem perceber variáveis, tomar decisões e resolver problemas. Enfim, operar em uma lógica que remete ao nosso raciocínio”, pontua a especialista.

Sylvia fala sobre o assunto com propriedade, pois possui, inclusive, um livro chamado “Simplificando TI”, que demonstra como a computação pode ser acessível a todos os públicos.

Atualmente, até mesmo instituições como os bancos estão entrando na onda dos programas que simulam humanos. É o caso da “Bia”, assistente do Banco Bradesco, e a “Babi”, do Banco Inter. Nestes casos, a funcionalidade é chamada de “chatbox”. Adotado por lojas virtuais e grandes prestadores de serviços, o chatbox serve para tirar as dúvidas mais corriqueiras e encaminhar resoluções de problemas comuns dos clientes.

“As empresas utilizam nomes de pessoas justamente para gerar aquela sensação de proximidade. É como se você estivesse conversando com um igual e não com uma máquina. O efeito de empatia que isso causa no nosso cérebro é extremamente importante”, diz Sylvia.

Além disso, esse mercado também possui os “chatbots”. Eles são programas que conversam com o usuário, por texto, como se fosse outra pessoa digitando. O sistema já está implantado em grandes redes sociais como o Facebook e aplicativos de mensagem como o WhatsApp. Tanto chatbots quanto chatbox são menos complexos que os assistentes virtuais, que conseguem até mesmo lembrar de contextos e coisas ditas anteriormente.

Dicas de como usar melhor os assistentes

Por último, a especialista em tecnologia Sylvia Bellio elenca algumas dicas para utilizar os assistentes virtuais da melhor maneira possível:

- Interaja com o assistente. Quando mais a tecnologia for requisitada, mais ela ficará com a sua cara, entenderá suas necessidades e o seu perfil;

- Tenha em mente que para otimizar a ferramenta, os programas têm acesso a praticamente todos os seus dados que estão na rede. O acesso aos dados até pode ser bloqueado, caso você queira. Com isso, porém, o assistente ficará sem parâmetro para te ajudar com tarefas mais pessoais como sugestões de restaurantes, por exemplo;

- Apesar de aparentarem saber de todas as informações possíveis, as máquinas ainda estão aprendendo. Quando for realizar uma busca, procure utilizar parâmetros claros e objetivos.

- O conhecimento das máquinas é, em suma, o conhecimento humano. A diferença é que as máquinas possuem uma alta capacidade de armazenar informações e buscar por padrões. Apesar disso, elas ainda não são seres humanos e também não sabem responder sobre o sentido da vida;

- Os assistentes virtuais já conseguem realizar compras e pedidos em lojas. Portanto, fique atento com crianças que usem o seu telefone. Não são poucos os casos, principalmente nos Estados Unidos, onde os pequenos fizeram gastos de centenas de dólares por engano. Para evitar este tipo de coisa, não fique logado automaticamente nas lojas;

- Para evitar vazamentos dos dados apreendidos pelos assistentes virtuais, use antivírus.

Sobre Sylvia Bellio

Iniciou a carreira no setor financeiro, atuando como gerente da área administrativa de grandes instituições bancárias.

Diretora Geral da IT Line Technology - Maior Canal de Vendas Dell do Brasil em 2015.

Com mais de 15 anos de experiência no mercado de tecnologia conduz sua equipe de arquitetos de soluções e executivos de negócios para se posicionem lado a lado com os profissionais de TI na busca de soluções para resolver os desafios de negócios das empresas.

Agraciada, através de sua empresa, por anos consecutivos com os mais conceituados prêmios da Dell Computadores.

Introduziu no Brasil fabricantes como: Dot Hill Systems de armazenamento FC; EqualLogic armazenamento Iscsi; Force10 de networking; Compellent de armazenamento FC|ISCI

Tem papel de destaque no empoderamento feminino dentro do universo da tecnologia. É a única mulher a compor o conselho das empresas parceiras da Dell no Brasil. Participou de diversas edições do Dell World e das últimas edições do Dell Women’s Entrepreneur Network.

Sobre a IT Line Technology

Presente no mercado há mais de 15 anos é especializada em soluções de Armazenamento de Dados e Business Continuity e Hiperconvergência.

Considerada o maior canal de vendas Dell do Brasil. Faz parte da elite dos canais Dell, pois é Titanium, degrau mais alto do programa Partner Direct.

Oferece toda linha de produtos Dell EMC através de um modelo de negócios direto com o fabricante e suportado pelos melhores profissionais de pré-vendas, vendas e pós-vendas do segmento.

Atua com base no conceito de ser, realmente, um provedor de soluções, não apenas mais um revendedor de produtos, a IT Line participa ativamente junto aos projetos de seus clientes, suportando-os da pré-venda à pós-venda, provendo todos os serviços de suporte e assistência técnica que as soluções demandarem.

Dentre o vasto portfólio, pode-se destacar os Servidores, Storages, Networking, Software, Serviços, Desktops e notebooks buscando sempre oferecer a melhor relação custo-benefício do mercado.

Acesse: www.itltech.com.br


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