Novos cursos: Engenharia de Software é outra novidade do Inatel para 2019

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marina Aro
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Novos cursos: Engenharia de Software é outra novidade do Inatel para 2019

Além do curso de Engenharia Elétrica, o Inatel vai oferecer Engenharia de Software também a partir deste ano

Seguindo os planos de ampliação da oferta de cursos de graduação, o Inatel vai reforçar o ensino na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em 2019 com o novo curso de Engenharia de Software. A instituição obteve o aval do MEC para oferecer a nova graduação em junho de 2018, disponibilizando a nova opção já no vestibular de dezembro do ano passado. O curso também está entre as opções para o Vestibular de Verão, cujas inscrições vão até o dia 30 de janeiro.

O propósito da criação da nova graduação é atender a uma das áreas com maior carência de profissionais no Brasil. “Temos contato com várias empresas que buscam profissionais nessa área, pedindo para indicarmos alunos. Em minha opinião é uma área com forte demanda e que irá demandar cada vez mais”, comenta o professor Guilherme Marcondes, vice-diretor do Inatel e coordenador do novo curso, juntamente ao curso de Engenharia de Computação.

Segundo o professor, a Engenharia de Software já é oferecida por algumas escolas no país, mas ainda não possui turma formada, pois foi recentemente autorizada pelo MEC. “Logo que tomamos conhecimento dessa aprovação, entendemos por bem oferecer o curso dada a proximidade com a nossa área de atuação”, destaca.

Ainda de acordo com Marcondes, o curso é bem similar ao de Engenharia de Computação, mas com um foco diferente. “O engenheiro de computação se prepara para trabalhar com sistemas computacionais tanto no nível de hardware quanto de software. Já o profissional da área de software tem muito menos carga horária de estudos em hardware, basicamente, o mínimo necessário para entender como os softwares funcionam. O foco maior do curso é em software e em gestão do desenvolvimento de software”, explica.

Campo de atuação do Engenheiro de Software

O engenheiro com esta formação dedica-se ao desenvolvimento de softwares e programas computacionais. É sua responsabilidade desenhar e testar novos programas, além de fazer sua manutenção e revisão. Cabe a ele, ainda, criar aplicativos, jogos, plataformas digitais para atividades educacionais, sistemas embarcados e sistemas específicos, como os destinados às áreas médica e bancária, de forma a elevar o desempenho e a produtividade dos profissionais desses setores. O bacharel também pode trabalhar em empresas públicas ou privadas, na área de inovação em startups e em grandes companhias de tecnologia.

Vestibular

Os interessados em prestar o Vestibular de Verão do Inatel podem se inscrever aqui. As provas serão realizadas no campus do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, no dia 2 de fevereiro, das 13h30 às 17h30.

Bolsas de estudo

Os candidatos que preencherem a ficha social juntamente com a inscrição, poderão obter até 100% de bolsa já no ato da matrícula, sendo a metade dessa porcentagem não-reembolsável, e o restante reembolsável após a formatura.

A instituição também irá beneficiar os primeiros colocados no Vestibular com a Bolsa Mérito. Os candidatos que participarem das provas do Vestibular de Verão e ficarem entre o 1º e 3º lugar receberão bolsas, sendo 100% para o 1º lugar e 50% para o 2º e 3º colocados na classificação geral.

A instituição oferece ainda outras facilidades para o custeio dos cursos como as oportunidades de financiamento pelo FIES e o Fundacred, além de outras bolsas que podem ser conquistadas ao longo dos cursos, como o Programa Jovens Talentos, Bolsa Estágio, Monitoria e Bolsa HandsOn. Confira os detalhes em www.inatel.br/vocepode.

Confira os cursos de graduação oferecidos pelo Inatel - Período Integral e noturno - 5 anos:

Engenharia Biomédica

Engenharia de Controle e Automação