Brasil,

Falta de qualificação em TI: 44% dos CIOs do Brasil veem profissionais temporários especializados como solução

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natalia Baggio
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Diretores brasileiros aparecem como os maiores adeptos deste modelo de contratação

O Brasil é o país com o maior número de empresas propensas a recorrer a profissionais que trabalhem por projetos para aliviar a escassez de habilidades na área de TI. De acordo com pesquisa da Robert Half, 44% dos 115 CIOs brasileiros entrevistados afirmaram ter a contratação desta mão de obra como principal medida diante do desafio de encontrar profissionais qualificados, à frente dos diretores da Bélgica (35%), de Singapura (31%) e da Alemanha (30%).

A França é o país onde a adesão à mão de obra temporária, para cargos que vão de analista a diretor, tem sido mais baixa, com apenas 25% dos entrevistados percebendo a Gig Economy - termo utilizado para definir uma forma de trabalho mais flexível - como uma medida fundamental para lidar com a falta de qualificação dos profissionais. “Recentemente, a 6a edição do Índice de Confiança Robert Half mapeou que mais da metade dos profissionais do Brasil com poder de decisão sobre o preenchimento de uma vaga (57%) avaliam a tarefa de encontrar profissionais qualificados como difícil ou muito difícil”, ressalta Caio Arnaes, gerente sênior de recrutamento da Robert Half.

Porcentagem de CIOs que solucionaram a falta de qualificação em seus departamentos recrutando profissionais por projetos (fonte: Pesquisa Robert Half)

● Brasil - 44%

● Bélgica - 35%

● Singapura - 31%

● Alemanha - 30%

● Austrália - 29%

● Hong Kong - 29%

● Reino Unido - 29%

● França - 25%

Outras medidas adotadas - A Gig Economy está transformando os locais de trabalho ao redor do mundo. Na área de TI, as mudanças são ainda mais significativas, pois elas são infladas pela transformação digital, exigindo das equipes constante atualização e aperfeiçoamento do conjunto de habilidades. De acordo com a pesquisa da Robert Half, que permitiu respostas de múltipla escolha, para aliviar a escassez de qualificação, os CIOs do Brasil têm, ainda: promovido programas de mentoria internos (opinião de 36% dos entrevistados); buscado auxílio em empresas de consultoria (36%); contratado estagiários (35%); buscado auxílio de profissionais de talento de outros departamentos da companhia (34%); e fornecido treinamento à equipe permanente para preencher a lacuna de habilidades (12%).

“Sem dúvida, investir no treinamento da equipe interna é importante. Mas, diante de uma demanda urgente de habilidade específica ou para a execução de um projeto com data para início e término, a contratação temporária de profissionais especializados é vital para a saúde dos negócios. É a decisão mais estratégica para garantir que as ações sejam finalizadas com qualidade e dentro do prazo estipulado”, explica Arnaes. No total, a pesquisa da Robert Half mapeou a opinião de 1128 CIOs de oito países.

Sobre a Robert Half

A Robert Half é a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo, selecionando profissionais para oportunidades permanentes e projetos. Fundada em 1948 nos Estados Unidos, a empresa opera no Brasil desde 2007, oferecendo profissionais especializados nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, recursos humanos, marketing e vendas e cargos de alta gestão. Ao todo são mais de 300 escritórios na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania. Em 2018, a Robert Half foi novamente eleita uma das “Empresas Mais Admiradas do Mundo”, de acordo com pesquisa da Revista Fortune. Há 20 anos, a empresa está presente em um dos mais importantes rankings do mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar