Univali fará a retomada gradual das disciplinas práticas, laboratórios e estágios

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natália Uriarte Vieira
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Protocolo de biossegurança e adaptações pedagógicas fundamentam a transição

Santa Catarina – A chegada do novo coronavírus gerou uma série de mudanças na vida das pessoas e das organizações. A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) tem buscado, desde o início da pandemia, manter o seu padrão de qualidade, com uma série de medidas para garantir a segurança da comunidade acadêmica e a continuidade do semestre letivo. A Instituição foi uma das primeiras no Estado, ainda em março, a protagonizar um movimento para que, em questão de dias, tudo estivesse pronto para a transposição das aulas presenciais para o ambiente remoto com o uso de tecnologias da informação e comunicação. Agora, com o Decreto nº 630, de 1º de junho, que delibera a partir de 8 de junho, atividades presenciais em estágios obrigatórios e aulas práticas em laboratórios de cursos superiores, a Univali prepara-se para a retomada gradual nestas atividades.

O plano da Univali prevê o retorno gradual de disciplinas com aulas práticas, priorizando as com maior carga horária, da Escolas de Artes, Comunicação e Hospitalidade; da Escola de Ciências da Saúde; e da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia. As atividades neste gênero, os laboratórios e estágios retornam no dia 22 de junho, nos campi de Balneário Camboriú e Itajaí e, no dia 23 de junho, nos campi da Grande Florianópolis (SC).

As turmas das aulas práticas serão menores, em horários espaçados para higienização dos ambientes. As Escolas de Conhecimento estão organizando um cronograma das disciplinas e a escala dos alunos participantes das atividades, por período. Além disso, um protocolo de biossegurança institucional reúne orientações e regras que deverão ser seguidas, na entrada na Universidade e permanência no campus universitário.

O professor Valdir Cechinel Filho, reitor da Univali, pontua que a Instituição promoveu uma série de ações frente ao cenário da pandemia, desde a implantação do Comitê Interno de Acompanhamento, até a preparação, em tempo recorde, para a transposição das aulas presenciais para remotas (aulas presenciais suspensas em 18 de março e aulas remotas iniciadas em 23 de março). “A Univali não parou, todo o nosso movimento até aqui e o plano gradual estão amparados na legislação vigente. Seguimos em contato com as prefeituras onde estão localizados nossos campi, respeitando os protocolos de biossegurança da Organização Mundial de Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado. Reafirmamos o nosso compromisso com a vida, a saúde e o bem-estar da comunidade. Buscamos a excelência com responsabilidade, agora utilizando ainda mais das tecnologias e com atuação notória de todo o nosso corpo docente e administrativo", ressalta.

Setores em plantão de atendimento e Book Express na Biblioteca

No Campus Itajaí, haverá atendimento em regime de plantão na Secretaria Acadêmica e no setor de Diplomas, das 11h às 15h e das 15h30 às 19h30; no Univali Carreiras, das 12h às 15h e das 16h às 19h. Nos demais campi estes setores funcionarão em horários específicos, que serão divulgados posteriormente. Não será permitida a permanência de usuários nestes locais. Em Itajaí, o atendimento das clínicas e serviços à comunidade seguirá protocolos específicos e os demais setores da Universidade seguem com atendimento online nos canais de comunicação já estabelecidos.

Na Biblioteca, o atendimento será exclusivo para devolução ou retirada de livros físicos pelo serviço de Book Express. Nestas condições, a Biblioteca Comunitária de Itajaí e Balneário Camboriú funcionará das 11h às 15h e das 15h30 às 19h30; e as dos campi Biguaçu e Florianópolis, das 13h30 às 19h30, conforme o calendário de aulas práticas. Lembrando que é possível fazer reservas e renovação de empréstimo pela intranet (Minha Univali).

Entrada nos Campi

Só será permitida a entrada e permanência nos campi da Univali de pessoas com máscaras de proteção. No período de abertura exclusiva para as aulas das disciplinas práticas e plantões de atendimento, não terá serviços de alimentação no campus e os bebedouros não estarão em funcionamento.

Recomendações aos alunos

Os alunos devem chegar no horário agendado para a sua aula; não devendo chegar muito antes do início das aulas e precisam evitar atrasos. Recomenda-se ainda que o estudante siga diretamente para a sua sala de aula, conforme estabelecido em sua programação acadêmica de reposição. A distância deve ser respeitada, conforme organização do espaço (1,5 metro de distância entre as pessoas). Na entrada das salas de aula e laboratórios o álcool 70% deverá ser utilizado para a higienização antes do ingresso em sala e os alunos não devem permanecer no campus após o término da aula.

Indica-se ainda que as atividades em grupos ocorram em ambientes bem ventilados ou ao ar livre, com o devido distanciamento. Será vedado o uso de anéis, relógios, pulseiras, brincos, cachecol, lenços, corrente/colares ou outros adornos. Também orienta-se manter as áreas ventiladas e evitar o uso de ar condicionado.

Grupos de Risco

Os colaboradores, professores e alunos pertencentes ao grupo de risco deverão realizar, preferencialmente, as atividades por meio de ambiente remoto. Estão no grupo de risco, as pessoas acima de 60 anos e os cardiopatas, pneumopatas, nefropatas, diabéticos e hipertensos, oncológicos, imunossuprimidos em geral, gestantes.

Assista o vídeo sobre a retomada gradual em

.