Guia online e gratuito auxilia Instituições de Ensino Superior a se prepararem para o cenário pós-pandemia

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  SADEBR
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Material é baseado em pesquisas e traz 28 ações práticas para que as IES estejam prontas para o retorno das aulas

A pandemia que assolou o mundo todo trouxe para os mais variados setores da economia inúmeros desafios e para o setor educacional não foi diferente. Conforme dados do Instituto Semesp, estima-se que o Ensino Superior sofra uma queda de 7,6% (484 mil alunos) com a pandemia da Covid-19. Essa projeção tem como base dados de abril e maio sobre cancelamento e trancamento de matrículas. Se os desafios já estão grandes durante o período de isolamento, na volta eles serão dobrados.

Foi pensando em auxiliar os profissionais de marketing em todas as definições que serão necessárias para o retorno das atividades que o SADEBR preparou um “Guia de Ações Práticas para o Retorno das Aulas no Cenário Pós-Pandemia para Instituições de Ensino Superior”. O material foi elaborado com base em estudos e análises de gestões governamentais e setores que já estão em outras etapas da pandemia. Conforme aponta o material, no Brasil, diversos estados já estão em fase de planejamento para esse retorno, já em países europeus, por exemplo, o retorno das aulas é uma realidade.

Para o curador do SADEBR, Glauson Mendes, apesar do cenário brasileiro ainda não apontar um período exato para o retorno das aulas presenciais, é preciso que as Instituições de Ensino Superior (IES) iniciem seus planejamentos, especialmente de infraestrutura, protocolos de biossegurança, campanhas de treinamento, campanhas de comunicação, entre outros 24 itens essenciais que são relembrados no Guia. “O retorno pós-pandemia será um grande desafio, pois será necessário organizar todo um ambiente para garantir que a comunidade acadêmica se sinta segura de estar ali. Mais do que ser seguro, o campus precisa parecer seguro. Imagem, mais do que nunca, será sinônimo de segurança”, alertou.

Atualmente, as Instituições de Ensino Superior estão lidando com os desafios da adaptação com a rotina 100% virtual, realidade para a qual muitas IES ainda não estavam totalmente preparadas. Para Mendes, essa situação levanta o olhar sobre uma realidade que não pode mais ser ignorada: é preciso repensar o Ensino Superior como um todo. “Desde o relacionamento com o aluno até a oferta do ensino em sala de aula, tudo precisará ser repensado. É momento de reflexão, mas, acima de tudo, de planejamento e ações mitigadoras já que nem tudo ainda é claro sobre o futuro. Não sabemos quando irão voltar as aulas, mas quem não iniciou seu plano estratégico precisa iniciar. Esse plano passa inclusive pela renovação de matrícula para 2020.2”, comentou.

O Guia de Ações Práticas para o Retorno das Aulas no Cenário Pós-Pandemia para Instituições de Ensino Superior ofertado pelo SADEBR traz um contexto sobre essa realidade. Embasado em estudos que levam em consideração especificidades regionais, exemplos internacionais e protocolos de autoridades sanitárias, o material traz um completo referencial do contexto de variados setores e apresenta uma cartilha com 28 ações práticas que auxiliarão as IES a estarem preparadas para a volta às aulas.

“As ações propostas no Guia não são novidades, são medidas que observamos em diversos setores, mas há muita coisa que mapeamos dentre as novas necessidades que são específicas do educacional e que irão surgir na volta às aulas. É um estudo desdobrado em 78 páginas com conteúdo rico e prático, mas que não é definitivo e estará em construção contínua. Vamos renovar nossas esperanças e pensar que os desafios que temos pela frente exigirão uma reinvenção do segmento e isso poderá ser benéfico para a IES que melhor se adaptar a uma nova realidade”, explicou Glauson, reforçando que o momento de agir é agora.

“Não temos uma data exata ainda, pois o setor educacional deve estar entre os últimos a voltarem a funcionar, mas é preciso estar preparado para quando isso acontecer. Alguns estados já estão flexibilizando e não dá para esperar voltar para se preparar. Estamos juntos com as IES brasileiras e na certeza de que aquelas mais resilientes conseguirão sair dessa fase difícil fortalecidas”, finalizou.

Como baixar o e-book

Os interessados em baixar o Guia de Ações Práticas para o Retorno das Aulas no Cenário Pós-Pandemia para Instituições de Ensino Superior elaborado pelo SADEBR podem acessar este link.