Brasil,

Pandemia faz varejo se reinventar de acordo com a necessidade do consumidor

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciana Gavloski
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Se a tendência nos últimos anos já trazia um consumidor mais empoderado, a pandemia acelerou este processo e fez os varejistas brasileiros se reinventarem para um modelo de negócio que coloca o consumidor no centro das suas decisões. Novos valores foram incorporados aos fatores de escolha de produtos e do ponto de venda. Mais do que preço baixo, a população exige segurança, higiene, limpeza e humanização da empresa, tanto no atendimento quanto no seu cuidado com a sociedade.

Em palestra online realizada pela Apras (Associação Paranaense de Supermercados) no dia 17 de junho, a especialista em comportamento do consumidor, Fátima Merlin – sócia fundadora e diretora da Connect Shopper – destacou a necessidade de os varejistas conhecerem o seu consumidor para se manterem competitivos no mercado. “A pandemia trouxe outras necessidades, que vão se perpetuar por um bom tempo, e o varejista precisa colocar o shopper (comprador) no centro de suas decisões. Para isso, deve conhecer os valores, hábitos e comportamento do consumidor brasileiro e qual o impacto disso no varejo”.

Esta mudança de cenário repentina fez os supermercados correrem contra o tempo para se adaptarem e tranquilizarem a população e os colaboradores. “Vivemos um momento diferente, mas estamos nos reinventando, buscando novas ferramentas e se arriscando. O varejista possui uma característica empreendedora e inovadora e, neste momento, mostrou coragem para fazer mais e diferente”, disse o diretor da Apras e do Condor Super Center, Maurício Bendixen.

Muitas coisas mudaram, principalmente o comportamento do consumidor. Além de exigir medidas de prevenção ao Covid-19, ele também passou a buscar marcas e empresas que representassem os seus valores. “Muitos varejistas passaram a explorar a colaboração, a segurança e o cuidado com a sociedade, pois são demandas do próprio consumidor. E esses valores vão se fortalecer ainda mais com o tempo, fazendo as empresas se tornarem mais humanizadas”, afirmou Fátima.

Nesta busca pela humanização, as empresas tiveram ainda que aliar esta necessidade à tecnologia, que se tornou uma importante ferramenta para conhecer o cliente e criar ações personalizadas de acordo com o perfil de cada um. Segundo Fátima, a tecnologia unida à informação é a dica do momento. “Qualidade, atendimento e preço nos dias de hoje é commoditie. Já a informação é o novo petróleo. O segredo é utilizar a tecnologia como um meio para melhorar a experiência de compras do consumidor”.

Em relação ao momento atual, Fátima acrescentou que não concorda com a utilização do termo o “novo normal”, pois o Brasil é diferente do restante dos países e é muito diversificado. “O novo normal no Brasil é muito subjetivo e não devemos generalizar, pois em cada lugar do país temos realidades e hábitos diferentes”, completou.

Por isso, é necessário não achar que todos se comportam da mesma maneira. Cada um pode responder de uma forma, mas alguns pontos se tornaram consenso para a maioria dos brasileiros. Um destes pontos é a busca por uma experiência de compras mais rápida, prática e conveniente. Essas características estão moldando o varejo para um ambiente sem obstáculos, com corredores largos, comunicação visual mais eficiente e um design e exposição projetados de acordo com a maneira que o consumidor costuma comprar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar