Brasil,

Governo brasileiro auxilia Guatemala a obter imagens de satélites para combater incêndios florestais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Imprensa Ministerio do Desenvolvimento Regional
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, do MDR, ativou protocolo internacional para auxiliar autoridades do país centro-americano a conter o desastre

O Brasil está apoiando a Guatemala no combate aos incêndios florestais que atingem o país da América Central. A parceria se dá por meio da cessão de imagens de satélites internacionais – obtidas no âmbito da Carta Internacional Espaço e Grandes Desastres – para o mapeamento a área atingida e planejamento de ações. O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), está à frente dos trabalhos.

A ajuda foi solicitada por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ligada ao Ministério de Relações Exteriores (MRE). Já o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), fará o processamento das imagens que serão repassadas às autoridades da Guatemala.

O método de parceria para obter e disponibilizar imagens de satélites a outros países já foi pelo Brasil anteriormente. No ano passado, o auxílio foi destinado ao planejamento de ações de resposta ao ciclone Idai, que atingiu Moçambique.

“O Brasil tem ajudado os países de língua portuguesa e da América Latina que não têm experiência na geração de imagens de satélite para planejar ações de resposta a desastres, como fizemos com Moçambique. Estamos nos tornando uma referência nesse assunto junto aos nossos parceiros. Neste caso, trabalhamos juntamente a autoridades da Guatemala. O Cenad recebe as imagens e o Inpe vai auxiliar a equipe da Guatemala no processamento”, explica o diretor do Cenad, Armin Braun.

O protocolo para o acesso aos dados foi ativado na última quinta-feira (30). Até o dia anterior, a Agência Nacional de Coordenação para a Redução de Desastres da Guatemala (Conred) havia reportado que mais de 2,7 mil hectares de floresta haviam sido consumidos pelos incêndios. Na mesma data, havia a contagem de 813 focos de calor nas matas do país centro-americano.

Experiência

No início deste ano, o Cenad ativou um protocolo junto à Carta Internacional Espaço e Grandes Desastres para receber imagens de áreas do Espírito Santo atingidas pelas fortes chuvas que caíram sobre a região Sudeste no início do ano. A medida também foi utilizada por autoridades brasileiras para ações de resposta ao rompimento da barragem Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG).

Colaboração mundial

A Carta Internacional Espaço e Grandes Desastres é uma colaboração mundial que disponibiliza informações de satélites para beneficiar a gestão de desastres naturais. Com a combinação de ferramentas de observação da Terra de diferentes agências espaciais, são disponibilizados recursos e experiências que auxiliam na resposta a calamidades de grande intensidade em todo o planeta.

Ao todo, 126 nações são signatárias do acordo. A elas, são disponibilizadas imagens geradas por 61 satélites de 17 agências espaciais do planeta. A iniciativa pode ser acionada em uma série de desastres, como deslizamentos de terra, inundações, terremotos, ciclones, incêndios florestais, tsunamis, entre outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar