Brasil,

MRV adere ao Programa Compromisso com o Clima

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Empresa se une à grandes empresas nacionais para fomentar economia de baixo carbono

A plataforma de soluções habitacionais MRV anunciou mais uma ação de sustentabilidade para contribuir positivamente com a agenda de mudanças climáticas. Agora, a empresa faz parte do Programa Compromisso Com o Clima, iniciativa criada em 2017 por Itaú Unibanco e Natura, com o apoio do Instituto Ekos Brasil, para selecionar projetos que reduzem emissões de gases efeito estufa e, paralelamente, geram benefícios sociais e ambientais.

Desde 2015, a MRV é uma empresa “Carbono Zero”, já que vem compensando 100% de suas emissões diretas de CO2, além de toda energia elétrica consumida. Com a adesão ao Programa Compromisso com o Clima, será possível diversificar os investimentos em projetos rastreáveis por diferentes padrões do mercado de carbono.

Além da MRV, empresas como Itaú Unibanco, Instituto Ekos Brasil, Lojas Renner, Natura Cosméticos e B3 estão unindo esforços para compensar emissões de suas atividades, além de engajar mais empresas nesta prática.

Mercado de créditos de carbono

O mercado de carbono surgiu na década de 90. A partir do protocolo de Quioto os países signatários acordaram em limitar ou reduzir suas emissões de gases fazendo com que a redução das emissões passasse a ter valor econômico.

Para compensar as emissões na cadeia de produção da construção civil, lojas, escritórios e sites, a MRV realiza a compra de créditos de carbono. Esta compra acontece por meio de compensações, que são investimentos em projetos socioambientais que contribuem ativamente para a diminuição de GEE em território nacional.

Os projetos que recebem os investimentos precisam ter validações de instituições capazes de rastrear o mercado de carbono, como American Carbon Registry (ACR), Climate, Community and Biodiversity (CCB), Gold Standard (GS), Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), Plan Vivo (PV) e Verified Carbon Standard (VCS).

“A sustentabilidade é um valor para a MRV. As mudanças climáticas estão cada vez mais evidentes e o setor empresarial tem muito a contribuir para termos um planeta ambientalmente e socialmente sustentável. Estamos otimistas em participar deste grupo seleto de empresas que querem um planeta melhor e precisamos estimular que mais companhias façam a adesão ao programa”, explica a especialista de sustentabilidade da MRV, Thais de Morais Souza.

Entenda o Compromisso com o Clima

Em 2017, Itaú Unibanco e Natura, com o apoio do Instituto Ekos Brasil, se uniram em uma parceria inédita e lançaram o Edital Compromisso com o Clima. O intuito era unir forças para compensar suas emissões inevitáveis de processos produtivos de maneira conjunta ao selecionar projetos que reduzem emissões e geram benefícios sociais e ambientais ao mesmo tempo.

A iniciativa foi um sucesso. Em 2020, as empresas lançarão o terceiro edital para seleção de projetos socioambientais. Os projetos selecionados pelo Programa são disponibilizados na Plataforma Ekos Social. Atualmente, a Plataforma conta com 11 projetos vinculados ao Compromisso com o Clima. Estes projetos, que estão localizados nas cinco regiões do Brasil, vêm reduzindo emissões de Gases de Efeito Estufa e gerando impactos sociais e ambientais positivos. Atualmente, os projetos contam com mais de 750 mil créditos de carbono (equivalentes à 750 mil toneladas de CO2e) para compensar emissões das organizações que se vincularem ao Programa.

Um dos diferenciais do Programa também é o seu modelo colaborativo de gestão. As organizações apoiadoras participam das tomadas de decisão e da definição de como os projetos devem ser avaliados, por exemplo. O Compromisso com o Clima permite ainda que as organizações tenham acesso transparente aos dados dos projetos, seus impactos e riscos, além de compartilhar informações e boas práticas por meio da Plataforma Ekos Social.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar