“Maçonaria não é secreta, mas discreta”

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tássia Lourenço
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Grão-Mestre do Grande Oriente de São Paulo (GOSP) fala do papel social e do estigma equivocado dos segredos que envolveriam a Maçonaria

Recentemente, um casamento em que autoridades políticas estiveram presentes, trouxe um estigma da Maçonaria, de maneira amistosa e até certo ponto curiosa. Durante a cerimônia de casamento da Deputada Federal Carla Zambelli (PSL-SP) e o Coronel Antônio Aginaldo de Oliveira, da Força Nacional de Segurança Pública, o Ministro da Justiça, Sérgio Moro, brincou com o fato de estar em um templo Maçônico e não saber o que poderia ou deveria falar visto que a Maçonaria é cheia de segredos.

Esse é um entre tantos estigmas sobre a maçonaria e que oferecem a Sociedade uma visão incorreta de que ela seria algum tipo de religião ou seita secreta.

“A Maçonaria não é secreta, ela é uma sociedade discreta. Existem sim alguns que ritos e particularidades que como qualquer organização a Maçonaria tem o intuito de preservar”, explica Kamel Aref Saab, Grão-Mestre do Grande Oriente de São Paulo (GOSP), título dado ao principal líder da Ordem Maçônica que reúne mais de 15 mil membros.

Entretanto, segundo o Grão-Mestre do GOSP, a Maçonaria é um conjunto de homens livres e de bons costumes, uma entidade benemerente e filantrópica que tem como propósito reunir pessoas comprometidas com o bem comum para atuar na vanguarda das mudanças sociais.

A Maçonaria esteve presente em muitos momentos importantes da história do País como na própria Independência do Brasil, a Proclamação da República, Abolição da Escravatura, redemocratização do País e em outros eventos marcantes, sempre como protagonista na luta pelo progresso e evolução da nossa Pátria.

Atualmente, a Maçonaria desenvolve diversas ações que tem como intuito promover o bem comum. Um exemplo recente foi o engajamento de Lojas Maçônicas – locais onde as reuniões Maçônicas acontecem - que angariaram roupas e mantimentos às pessoas que perderam seus bens devido aos alagamentos que atingiram os estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

Em paralelo às ações das lojas, o GOSP mantém as chamadas entidades paramaçônicas que possuem seus regimes e administrações próprias, porém, sob os princípios maçônicos. As Paramaçônicas são formadas por filhos, esposas e até pelos próprios Maçons. Entre as entidades Paramaçônicas destacam-se as que auxiliam na preparação de jovens para assumir os responsabilidades e preceitos de honestidade, lealdade e amor fraterno, criação de líderes e até apoio a motociclistas maçons em viagem são alguns dos objetivos dessas entidades.

Um exemplo concreto de ações sociais realizadas pelas paramaçônicas aconteceu em outubro de 2019, quando a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Limeira recebeu um playground doado por um grupo de aproximadamente 60 meninas que levantaram a renda realizando o evento Noite da Polenta.

Por fim, o próprio GOSP, como instituição, promove ações e campanhas que visam conscientizar os Irmãos (como são chamados os Maçons) como a Campanha do Agasalho, Outubro Rosa, Novembro Azul e companhas de doações de sangue.

“Seja no brado retumbante da Independência, na Proclamação da República ou destruindo as correntes da Escravidão, a Maçonaria sempre esteve e estará presente na história do Brasil, assumindo seu papel de vanguarda das mudanças sociais e lutando pelos ideais que fundaram essa Ordem”, finaliza Kamel.

Sobre o GOSP

Fundado em 29 de julho de 1921, o GOSP é a instituição Maçônica mais antiga presente no Estado de São Paulo. Em seus 98 anos teve presença marcante na história do estado, como na Revolução Constitucionalista de 1932. Atualmente, o GOSP é composto por milhares de maçons presentes nas Lojas Maçônicas em todo o estado.