Brasil,

Volkswagen ID.3 estreia em Frankfurt com participação brasileira

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernando Campoi
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Volkswagen ID.3 estreia em Frankfurt com participação brasileira

Designers brasileiros foram peça chave no desenvolvimento do modelo

O Volkswagen ID.3, que está sendo apresentado mundialmente no Salão de Frankfurt, contou com a participação de brasileiros em seu desenvolvimento. O time de Design liderado por Klaus Bischoff teve a contribuição de designers brasileiros como Marco Pavone, Felipe Montoya e Fabio de Carlis na concepção do primeiro modelo totalmente elétrico baseado plataforma MEB.

“O ID.3 faz parte de um capítulo fundamental na história da Volkswagen, assim como o Fusca e o Golf. É o projeto mais importante da minha carreira até hoje”, afirma Marco Pavone, chefe de design exterior da marca Volkswagen, ao mencionar que já está trabalhando em outros modelos da família ID.

Marco é irmão gêmeo de José Carlos Pavone (head de Design da Volkswagen no Brasil) e coordenou a equipe de Design, que contou também com o apoio do húngaro Akos Szaz e dos alemães Urs Rahmel ,chefe de design de farois , lanternas e rodas , e Sven Ehnert, que ajudou na viabilidade do design em direção a produção do modelo . O projeto teve a participação de profissionais de várias nacionalidades e o DNA brasileiro foi também peça importante no desenho do ID.3. “Cada detalhe foi pensado de forma mais humana e emocional. A missão era projetar um carro carismático”, explica Pavone.

Tudo novo de novo

O Fusca rompeu os conceitos de produção de veículos no mundo pela sua concepção simples e icônica em um carro com motor traseiro. O Golf fez a mesma coisa ao unir em um modelo com motor frontal dirigibilidade única e design atemporal. O ID.3 muda tudo isso de novo ao trazer o motor elétrico na parte inferior do veículo.

“Essas alterações mudaram o mundo automóvel. Forma, propulsão, aproveitamento de espaço da cabine e proporções da carroceria não são como antes. Pensar no design de um veículo como o ID.3 foi um desafio enorme, pois não havia a necessidade de um capô longo ou de entradas de ar, por exemplo. O resultado foi incrível: um carro com as proporções externas de um Golf com o espaço de um Passat por dentro”, diz Pavone.

Desafios e soluções

Como premissa em todos os projetos da plataforma MEB, as baterias ficam sob o assoalho do veículo, o que consequentemente faz a altura da carroceria ser elevada. Em um carro como o ID.3, que possui balanços dianteiros e traseiros curtos, o “crescimento” da carroceria foi um ponto de atenção durante o desenvolvimento do modelo.

Para harmonizar esse efeito e garantir a eficiência aerodinâmica foram aplicados rodas maiores (o ID.3 utiliza roda de 20”), um spoiler alongado e para-choques dianteiros e traseiros projetados para auxiliarem na baixa resistência ao vento. “O ID.3 representa uma nova concepção de design, é um carro diferenciado e tem todo potencial para ser icônico”, diz o designer brasileiro.

Sobre a Volkswagen do Brasil

Com 66 anos de presença na vida, no coração e na garagem dos brasileiros, a Volkswagen vive um momento único no Brasil. Nasce uma Nova Volkswagen, estratégia que prevê a maior ofensiva de produtos da marca no País, com 20 lançamentos até 2020, fruto de um investimento de R$ 7 bilhões.

A Volkswagen, que tem o maior portfólio de produtos no País, acumula conquistas expressivas: é a maior produtora, com 23 milhões de veículos fabricados, e a maior exportadora da história no Brasil, com 3,9 milhões de carros embarcados. Somos 15 mil empregados, atuando em quatro fábricas, um centro de peças e escritórios regionais em todo o País com a missão de oferecer a melhor experiência de mobilidade para melhorar a vida das pessoas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar