Brasil, 21 de Maio de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Dez dicas para fazer um bom negócio na hora da avaliação do carro usado

Aplicativo da Auto Avaliar, presente nas concessionárias, possibilita a avaliação técnica e melhora a precificação dos veículos

Na hora de vender um carro, é essencial que ele receba uma avaliação técnica. A loja ou concessionária precisa verificar, de forma objetiva, fatores como quilometragem e condições do motor, freio, lataria, pintura e pneus. Mas o motorista também pode contribuir para que o veículo seja bem avaliado.

“A avaliação técnica é fundamental para que a concessionária ou lojista consiga fazer uma precificação correta do carro. Quando não existe um processo técnico de avaliação, o preço acaba sendo definido por baixo, pela média inferior”, explica Daniel Nino, vice-presidente comercial da Auto Avaliar, plataforma líder no comércio B2B de veículos usados e seminovos no Brasil, que conecta mais de 2,8 mil concessionárias e 30 mil lojistas multimarcas – mais de 75% do mercado brasileiro. Mas o executivo destaca que é essencial que o proprietário faça a sua parte. Por isso, ele dá dez dicas para ser feito um bom negócio na hora da venda do carro:

1- Potencial de revenda

O avaliador considera o tempo médio que o veículo pode ficar no estoque e a margem de lucro que a loja teria com a revenda, por exemplo. Modelos mais novos e de marcas populares contam com mais aceitação do mercado.

2- Modelo em linha ou não

Quando uma marca deixa de fabricar um modelo, o preço tende a cair. O mesmo acontece quando ocorrem atualizações, com novas versões.

3- Valor do seguro

Apesar de o valor do seguro variar de acordo com o veículo e o perfil do motorista, o custo da seguradora também é considerado na hora da compra ou da sua aceitação na troca. Geralmente, carros com seguro mais baixo são vendidos mais facilmente.

4- Cheiro de cigarro

Mau cheiro no interior do veículo também espantam compradores. Os fumantes devem evitar o hábito dentro do veículo. Acessórios para aromatizar podem ajudar, mas fazer higienização periódica é mais aconselhável.

5- Condições dos pneus

Pneu careca ou muito gasto pode desvalorizar o veículo, pois é um item essencial e de alto custo. Os avaliadores também avaliam a qualidade do estepe. Por isso, é importante mantê-los em boas condições.

6- Quilometragem

A alta quilometragem costuma desvalorizar o veículo na hora venda. Os consumidores preferem veículos menos rodados, pois acreditam estar mais conservados.

7- Único dono

Caso o veículo tenha tido um único dono, é importante destacar isso na hora da venda. Automóveis que passaram por várias mãos são desvalorizados, pois nem sempre é possível saber por quais condições já passaram.

8- Situação da lataria

Amassados, manchas, pouco brilho e pintura suja ou mal feita são avaliados. Passar na funilaria para uma revisão pode ajudar.

9- Condições do estofado e dos bancos

Bancos rasgados, desfiados ou com estofados gastos podem fazer afetar a avaliação. O ideal é mantê-los em bom estado. Caso seja de couro, indica-se sempre hidratá-los.

10- Condição da pintura

Nem sempre vale a manutenção. Caso o carro tenha um risco pequeno na lataria e o consumidor mande arrumar, o avaliador vai saber que teve manutenção. Se está original, com risco ou amassado, ele sabe exatamente qual é o problema.

Vantagens do Auto Avaliar

Por meio do aplicativo da Auto Avaliar, o avaliador tem acesso às informações oficiais do carro, como marca, modelo e versão, consultados por meio da placa. Depois, ele segue um roteiro de fotos para identificar todas as partes do veículo. O aplicativo da Auto Avaliar faz uma avaliação roteirizada de mais de 40 itens do automóvel.

A Auto Avaliar tem uma parceria com a Dekra, maior empresa de inspeção de veículos do mundo. Os avaliadores são especialistas terceirizados e emitem um parecer técnico que vai, via sistema, para a concessionária, que tem informações de mercado e da avaliação. Na hora definir o preço, a Auto Avaliar tem uma régua de classificação que vai de A a D, dependendo das condições do carro. “Carregamos todas as informações de mercado, todo histórico de compra e venda da Auto Avaliar, para chegar à precificação de cada veículo”.

Na hora de comprar um carro usado, Nino recomenda ao consumidor exigir um laudo. Conhecer a concessionária ou lojista traz alguma segurança ao negócio, mas uma certificação feita por uma empresa especializada pode deixar o comprador mais tranquilo quanto à procedência e às condições do veículo.

A Auto Avaliar tem um sistema com informações em tempo real sobre automóveis negociados, que dão indicação melhor de preços do que uma pesquisa nos portais de comercialização ou fontes de referência mais tradicionais. “Ninguém anuncia um veículo num portal pelo preço que realmente vai vender, sempre existe margem de negociação. As informações da Auto Avaliar permitem definir um preço mais justo para quem vende e para quem compra.”

Sobre a Auto Avaliar

A Auto Avaliar é uma plataforma completa de compra, venda e gestão de carros usados. Suas soluções incluem aplicativos de avaliação e cotação, marketplace de repasse e ferramenta de business intelligence. Tem como objetivo tornar o processo de comercialização de seminovos mais transparente, seguro e eficaz para concessionárias, lojistas e consumidores. Conectada a 2,8 mil concessionárias e 30 mil lojas multimarcas, a ferramenta possibilita a transação de cerca de 180 mil veículos por ano.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::