Viagem com o bebê: como planejar as férias de verão com criança pequena

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Colognesi
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Por Mônica Gimenez.

As férias de verão são consideradas a melhor época do ano para viajar em família, isso porque o calor, combinado com recesso escolar e empresarial tornam o período propício para fazer as malas. Mas, quando o assunto é viajar com criança pequena tudo se torna muito mais complicado, o planejamento, a escolha do destino, o trajeto e os passeios. Por isso, separei cinco dicas importantes para fazer da viagem de férias com o bebê, momentos inesquecíveis e sem estresse.

Planejamento - A primeira dica é planejar com antecedência e fazer escolhas que estejam de acordo com a rotina a estilo de vida da família. As crianças pequenas, principalmente na fase que ainda estão de colo estão acostumadas a uma rotina, e abandonar isso durante as férias de verão pode causar desconforto e muitas crises de choro. Portanto, a dica é procurar criar um roteiro que seja não somente divertido, mas que também acolha as necessidades dos pequenos.

Destino – A escolha do destino talvez seja a mais delicada das tarefas. Nessa fase é preciso escolher o clima do local, as opções de passeios e turismo, o tipo de acomodação, qual a infraestrutura do local, etc. Tudo levando em conta o bebê. É comum famílias com criança pequena aproveitar as férias de verão para ficar em um hotel fazenda, ou em um resort. São preferências de quem vai aproveitar para descansar e deseja um ambiente acolhedor e com bastante suporte para os pequenos.

Avião / carro / ônibus – O trajeto é um dos momentos mais desconfortáveis para os bebês, principalmente se for distante e demorar muitas horas. Se a viagem for de carro, vale a pena investir em uma boa cadeirinha como a Pallas Mfix da Cybex, vencedora de testes de segurança da associação alemã Stiftung Warentest, a cadeira que cresce junto com a criança e oferece excelente segurança por mais de 11 anos e em um bebe conforto como o Cloud Q da Cybex, que possui ajustes para apoio de cabeça e cinto de segurança em Y com protetores acolchoados e um sistema de proteção lateral L.S.P. A segurança vem em primeiro lugar sempre. Procure manter a temperatura no interior do veículo amena e agradável e, se possível, opte por viajar em momentos de maior sonolência da criança, assim ela dormirá a maior parte do percurso.

Em casos de aviões e ônibus é comum o desconforto da criança causar irritação, choro e incomodar outros passageiros. Leve brinquedos e maneiras de distrair os pequenos. No avião, durante os momentos de pouso e decolagem é comum a pressão no ouvido causar dor, e junto com ela o choro. Nesse caso, se for um bebê de colo que ainda amamente, a sucção ao mamar geralmente é o suficiente para aliviar esse problema.

Passeios – Quando estamos de férias aproveitamos para conhecer o lugar e passear bastante, mas com criança pequena esse pode ser um grande desafio. Por isso é indispensável que a família leve um carrinho de passeio. Ele será seu melhor amigo na hora de curtir as férias. Não só é uma saída interessante para quando a criança está cansada de caminhar, como também permite que essa durma ao longo do dia, descansando da rotina corrida que uma viagem pode ter.

Mas é claro, nada adianta um carrinho que ocupe metade do porta malas, ou que seja difícil de despachar como bagagem. No mercado o melhor carrinho para viagem, mais compacto e mais leve do mundo, é o Pockit+ da GB, esse carrinho é considerado pelo Guinness World Records 2014, como menor carrinho do mundo. Quando dobrado ele fica com as medidas: 32x20 x 38 cm e pesa 4,9kg. Ele ainda se encaixa em qualquer compartimento pequeno, seja em um avião, trem, ônibus ou carro. Ou seja, uma ótima opção para os pais que adoram explorar todos os momentos junto de seus filhos.

Mala – É difícil se manter compacto com uma criança pequena, nunca sabemos do que iremos precisar. Minha dica é para que as pessoas façam a mala tantos dos país, quanto das crianças, com peças de roupa versáteis e que sejam fáceis de lavar. Lembre-se de colocar na mala os documentos originais da criança e dos responsáveis, além de uma pequena farmácia com remédios indicados pelo pediatra da criança.

Vendo tantas dicas e alertas os país de primeira viagem podem se assustar. A viagem de férias com criança pequena requer pequenos cuidados extras. Porém, esse ainda é um momento de diversão, para criarmos laços e aproveitarmos a família, portanto, não se intimide e vá curtir o verão 2019!

Sobre a Cia do Móvel

Atuando desde 1996, a empresa desponta como líder no mercado de móveis infantis e juvenis ao oferecer produtos de alto valor agregado e preço competitivo. Pioneira no lançamento do sistema de berços que se transformam, a Cia do Móvel apresenta muito mais versatilidade e aproveitamento do produto. É a primeira e única empresa do setor a certificar-se na ISO 9001 e, além disso, em 2012, conquistou a certificação do Inmetro ABNT NBR 15860, que regulamenta os berços fabricados e comercializados em todo o território nacional. Atualmente, a marca tem 1.500 itens em linha, entre berços, camas, cômodas, armários e poltronas. Entre as linhas estão: bo, Ópera, Eco, Farm, La Vie, Moby, New Clean, Retrô Plus, Grand Vitória, Joy, Manhattan e Bocejo. No Brasil, a Cia do Móvel é representante exclusiva da Cybex, reconhecida marca alemã de carrinhos e bebê conforto, além da GB, também fabricante de carrinhos e bebê conforto. Ambas fazem parte do grupo asiático Good Babys. Mais recentemente, a empresa se tornou representante da Nina Rugs, marca espanhola de tapetes tecidos à mão.