Brasil, 16 de Setembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

CSP-MG debate futuro da previdência

CSP-MG debate futuro da previdência

Momento da previdência: como programar seu futuro”. Esse foi o tema do evento que o Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG) e o Conselho de Seguros da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) realizaram no dia 24 de maio, em Belo Horizonte.

Na abertura do evento, o presidente do Conselho, Omar Otaviano Dantas Meira, destacou que a conjuntura é propícia à discussão, já que tramitam no Congresso Nacional propostas que alteram as regras da previdência. “As mudanças sugeridas também são importantes para que a previdência complementar seja inserida como uma necessidade na vida dos brasileiros”.

Para discutir o assunto com uma plateia de corretores e seguradores, foram convidados como palestrantes o economista Sergio Prates Nogueira Filho, diretor regional da Icatu Seguros em Minas Gerais, e o administrador e corretor de seguros João Paulo Moreira de Mello, que preside o CSP-MG.

“A previdência brasileira é um dos melhores sistemas de proteção social e distribuição de renda do mundo tanto pela sua abrangência quanto pelos benefícios oferecidos. Mas do jeito que está, o regime não se sustenta a longo prazo”, salienta Mello, que defende a necessidade de reformas no regime público de previdência.

O presidente do CSP-MG lembra que o país vive o chamado “bônus demográfico”, fenômeno que ocorre quando há mais pessoas economicamente ativas do que aposentadas ou aquelas que ainda não ingressaram no mercado de trabalho. Mas esse fato, ressalta o dirigente, não dura para sempre. “O país está envelhecendo. As taxas de fecundidade registram declínio nos últimos anos. O resultado é que teremos menos pessoas contribuindo para manter as aposentadorias. A conta não vai fechar”, alerta.

De acordo com o economista Sergio Prates, “tudo leva a crer que caminhamos para um cenário em que a previdência só conseguirá garantir a proteção mínima ao cidadão, já que o benefício médio do INSS só vem caindo ao longo dos anos”. O executivo ressalta que as pessoas precisam se planejar e buscar alternativas para complementar sua renda no futuro. “Assim como cuidamos da nossa saúde física, precisamos estar atentos à saúde financeira, criando hábitos de poupar e investir em produtos que garantam um futuro mais tranquilo”, afirma.

Ele cita como exemplo os planos de previdência complementar, que estão atraindo cada vez mais a atenção dos consumidores. Dados da FenaPrevi, apresentados pelo diretor da Icatu, apontam crescimento de 34% do mercado de previdência privada em Minas Gerais, entre janeiro e março de 2017, em comparação com igual período do ano passado.

Para o presidente do CSP-MG, João Paulo Moreira Mello, fica aí um alerta para os corretores de seguros. “A previdência está na ordem do dia. É hora de nos posicionarmos para aproveitar a onda de crescimento do setor. Se não preenchermos essa lacuna, alguém o fará por nós. Hoje não faltam oportunidades de capacitação. As seguradoras e as instituições de mercado estão prontas para auxiliar os corretores que queiram ingressar no segmento ou ampliar sua área de atuação”.

A conclusão é que o mercado deve oferecer produtos compatíveis com as necessidades dos consumidores ao passo que os corretores de seguros precisam estar capacitados para entender essas demandas e apresentar as soluções adequadas aos seus clientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS