Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Leitura Indicada: Qual o papel do seguro agrícola privado?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jorge Daniel Malheiros de Oliveira - JDM Corretora de Seguros – SUSEP 10.0273589 / SINCOR-RS
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Seguro Agrícola Privado ou mesmo Seguro Rural, assim pronunciado, também conota uma ideia genérica de outros seguros ligados à atividade primária, como Benfeitorias, Máquinas Agrícolas entre outros. Assim, podemos chamar aqui de “Seguro para Lavoura”, uma linguagem talvez mais compreendida pelo Agricultor.

Nos últimos anos, o manejo na lavoura tem sido um grande aliado do produtor, com investimentos em cultivares, fungicidas, herbicidas, inseticidas, foliares, agricultura de precisão, entre outros. Este investimento (dinheiro) em manejo, na prática, vai para debaixo da terra e fica totalmente “a céu aberto” a mercê de ser parcial ou totalmente perdido pela ocorrência de um evento climático que está absolutamente fora do alcance humano de ser evitado. Aliás, podemos dizer que nem tão imprevisível os eventos climáticos são, uma vez que todos os anos ocorrem, em maior ou menor intensidade, estiagens, excesso de chuvas, geada, vendavais ou granizos.

Segurar a lavoura é transferir e mitigar o risco

Então, segurar a lavoura é transferir e mitigar o risco, dividindo com a Seguradora parte desta sua preocupação. Afinal, que agricultor não investiria em torno de 3,5 a 4,5 % da Importância Segurada em um risco tão suscetível de ocorrência de sinistro? Pois estes números representam um percentual médio do que é praticado no mercado. Claro que já descontado o valor da subvenção federal, ou seja, um subsídio hoje de aproximadamente 45% do valor que caberia ao agricultor pagar.

Este percentual é o que o agricultor investe pela segurança das garantias de: Incêndio, Vendaval, Geada, Granizo, Chuvas Excessivas, Estiagem, Tromba D’Água, Variação Excessiva de Temperatura entre outras garantias que podem ser contratadas.

Apesar de ainda haver resistências no sentido da contratação de um seguro para lavoura, esta forma de proteção cada ano que passa está mais aceita como um insumo que faz parte da planilha de formação de custos, assim como fertilizantes, defensivos, sementes, etc.

Temos um caminho a percorrer para que o seguro rural privado se consolide como uma atividade que seja atraente para as empresas garantidoras do risco (Seguradoras e Resseguradoras Nacionais e Multinacionais) sob o ponto de vista econômico (lucros). E também atraente e interessante ao produtor rural no que tange ao custo benefício.

Seguro Agrícola tem importante papel na sustentação do agronegócio
De qualquer forma é notória a evolução do seguro privado para lavoura: cada vez as seguradoras são mais competitivas, criam produtos mais flexíveis e personalizados levando em conta o histórico e o nível de tecnologia particular de cada agricultor.

Credite-se esta competividade e a criação de produtos mais adequados às exigências de mercado à livre concorrência entre as Cias privadas. Que evitam, de certa forma, o monopólio de Bancos Estatais que custeiam as lavouras e que ainda insistem em emprestar casando a venda do seguro.

Pode-se dizer por fim que, em larga escala, o Seguro Agrícola tem importante papel na sustentação do agronegócio, tão fundamental para a economia do país. Para tanto, terá que continuar se desenvolvendo a fim de captar mais prêmios e dar maior lastro ao pagamento dos sinistros. Abrir mercados novos em outras regiões é um desafio que já está em andamento. Seguradoras, entidades privadas e estatais ligadas ao segmento e Corretora de Seguros com expertise e foco neste mercado podem e devem contribuir neste sentido.

AUTOR: Jorge Daniel Malheiros de Oliveira - JDM Corretora de Seguros – SUSEP 10.0273589 / SINCOR-RS


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar