Nova Lei do Seguro reforça papel do corretor e aumenta exigências de transparência
A Escola de Negócios e Seguros (ENS) promoveu, na última quarta-feira (11), a live “Nova Lei do Seguro: O que muda para corretores de seguros”, reunindo especialistas para discutir os principais impactos da nova legislação na atuação dos profissionais e na dinâmica do setor. O encontro foi mediado por Liliana Caldeira e contou com a participação de professores e representantes da ENS.
A abertura foi feita por Maria Helena Monteiro, diretora de Ensino da instituição, que destacou o material de apoio elaborado para orientar os profissionais. Segundo ela, a cartilha produzida pela ENS reúne os principais pontos da nova legislação e foi desenvolvida com a colaboração de especialistas. A executiva explicou que o material “está muito bem feito e interessante” e que reúne “tudo o que a gente precisa saber sobre essa nova lei”, podendo ser baixado pelos participantes.
Durante a mediação, Liliana Caldeira ressaltou que as mudanças atingem toda a cadeia do setor, com impacto direto na rotina dos corretores. De acordo com ela, a legislação exige adaptações operacionais e comportamentais por parte dos profissionais.
“A nova lei afeta todos os players deste mercado, todos nós e muito especialmente os corretores de seguros, porque são vocês que fazem a oferta, são vocês que dão explicações, são vocês que vão orientar os segurados. Então essa nova lei afeta toda a operação dos corretores de seguros”, afirmou.
A professora Raquel Ferreira destacou que o principal fundamento do contrato de seguro, a boa-fé, foi preservado e reforçado na nova legislação. Segundo ela, o texto legal passa a detalhar com mais precisão as obrigações das partes ao longo de todo o contrato.
“A alma do contrato de seguros é a boa-fé, que sem a boa-fé não existe contrato. E a boa-fé foi mantida nessa nova lei, agora estruturada com uma série de obrigações para todas as partes. A nova lei traz essa boa-fé muito mais disciplinada tanto na oferta quanto no decorrer do contrato e também no sinistro, detalhando como ela deve estar presente no dia a dia de todos os envolvidos”, explicou.
Na mesma linha, o professor Adilson Neri ressaltou que a nova legislação tende a ampliar o acesso às regras do mercado, reduzindo a concentração de conhecimento técnico.
“Antigamente o conhecimento sobre seguro era distribuído entre todos que operavam no mercado, ele era democratizado. E a lei, de certa forma, resgata isso. Estão ali, nos artigos, as regras gerais que norteiam a atuação no mercado, permitindo conhecer previamente as regras de cada ramo, o que é importante porque, nos últimos anos, esse conhecimento ficou restrito a alguns especialistas”, pontuou.
Já o professor Landulfo Ferreira Jr. destacou o novo protagonismo do corretor dentro da estrutura contratual. Para ele, o profissional passa a assumir um papel ainda mais central na relação entre segurado e seguradora, com foco em transparência e informação.
“O corretor, como intermediário legalmente autorizado, está agora com um papel muito mais destacado. Tenho dito que ele é o protagonista desse contrato, porque faz a aproximação entre segurado e segurador. Nesse protagonismo, precisa estar à frente com transparência, ética e muito focado no dever de informação”, afirmou.
Ao longo do encontro, os especialistas destacaram que a nova lei impacta ramos como danos, responsabilidade civil, vida e pessoas, além de trazer mudanças nos processos de sinistros e regulação. O consenso entre os participantes foi de que a legislação exige maior preparo técnico e atenção às obrigações de informação, reforçando o papel estratégico do corretor na orientação do cliente.
Para ver a live na íntegra, acesse:
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário