Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Qualidade de vida e finanças corporativas: efeitos do fim da jornada 6x1

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renato Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

 Proposta garante maior descanso aos trabalhadores e demandará uma reorganização de escalas e horários - Freepik Proposta garante maior descanso aos trabalhadores e demandará uma reorganização de escalas e horários - Freepik

Proposta garante maior descanso aos trabalhadores e demandará uma reorganização de escalas e horários

O fim da escala 6x1 está em discussão no Congresso Nacional e propõe a redução da jornada semanal de trabalho de 44 para 36 horas sem corte salarial, mantendo direitos consolidados como 13º, férias e vale-transporte. A medida busca melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, ampliando o tempo de descanso e convívio familiar. Apesar dos impactos sociais positivos, a mudança pode elevar os custos para as empresas e gerar possíveis impactos como aumento da informalidade e o risco de demissões.

O advogado trabalhista Lucas Aguiar avalia que a nova regra traz a possibilidade de ampliação do período de folga e, para atender essa exigência, as empresas precisarão reorganizar suas operações e adotar um planejamento estratégico mais rigoroso. “Esse novo cenário pode exigir a contratação de novos funcionários ou o pagamento de horas extras para manter a produtividade e o atendimento. Muitas empresas terão que revisar totalmente suas escalas e reorganizar o fluxo de trabalho para se adequarem”, prevê.

Aguiar explica que a jornada 6x1 deverá abranger trabalhadores que, em uma semana, trabalham seis dias e folgam apenas um. “Esse modelo é mais comum nos setores da indústria, hotelaria, hospitais e comércio em geral. Do ponto de vista do trabalhador, a medida é vista como uma forma de garantir maior qualidade de vida, já que a jornada 6x1 é considerada exaustiva. O desafio é conseguir reduzir a quantidade de horas trabalhadas sem impactar os resultados, a gestão e a saúde financeira das empresas”, observa.

O advogado ressalta que, caso seja alterada a jornada para 36 horas semanais, demandará uma ampla discussão sobre a implantação das novas escalas de trabalho entre empresários e sindicatos. “É um segundo passo importante que será definir se os dias de folga serão alternados ou coincidirão com fins de semana. Esses detalhes só deverão ser acertados após aprovação da legislação e para alguns setores poderão ser implantadas regras específicas para garantir que não sejam interrompidas totalmente suas atividades”, sublinha.

Aguiar enfatiza que o principal desafio da mudança na jornada de trabalho é garantir a permanência dos direitos dos trabalhadores sem prejudicar a sustentabilidade das empresas. “É uma proposta que moderniza as relações de trabalho, podendo reduzir o estresse e até mesmo acidentes laborais, promovendo um maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal. No entanto, a mudança precisa acontecer de forma equilibrada, garantindo direitos já consolidados dos trabalhadores sem comprometer a produtividade e a saúde financeira das empresas”, completa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar