MEIs e autônomos: veja como transformar a carta de consórcio em ativo financeiro
Modalidade ganha espaço entre pequenos empreendedores e profissionais liberais, mas sem planejamento a cota pode virar custo, não ativo
O consórcio imobiliário contratou R$ 191,11 bilhões em 2024, alta de 35% sobre 2023, segundo dados da ABAC. Apesar desse impulso, microempreendedores individuais (MEIs) e autônomos frequentemente falham em transformar a cota em ativo, pois contratam sem inserir o consórcio em um plano financeiro estruturado.
“É comum vermos empreendedores que contratam o consórcio sem alinhar o pagamento das parcelas ao fluxo de caixa ou sem definir metas claras para a utilização da carta de crédito. Nesses casos, a cota deixa de ser uma alavanca e passa a ser apenas um custo fixo mensal”, avalia Juciel Oliveira, fundador e CEO da Monteo.
A Monteo atende milhares de MEIs e autônomos, orientando para que o consórcio seja parte de um plano de acúmulo patrimonial. O plano prevê estratégias que variam conforme o momento da contemplação: multiplicar o capital com a venda da cota com alavancagem financeira, adquirir imóveis de alto potencial e usar sua rentabilidade para quitar as parcelas restantes ou acumular ganhos ao final do consórcio, resgatando um valor superior ao investido.
Outro dado recente da 17ª edição do Observatório Febraban, com pesquisa emitida pelo IPESPE, mostra que 55% dos brasileiros afirmam que entendem pouco (40%) ou nada (15%) de educação financeira. Esse contexto reforça o desafio: mesmo com potencial, muitos ficam sem mecanismos para transformar o consórcio em patrimônio.
Desta forma, Juciel aponta cinco passos para transformar a carta de consórcio em patrimônio:
1) Alinhar parcelas ao fluxo de caixa do negócio ou da atividade autônoma.
2) Definir metas claras para o uso da carta de crédito (expansão, imóvel próprio ou renda de aluguel).
3) Acompanhar de perto o grupo para não perder o momento da contemplação.
4) Utilizar rendimentos de outras aplicações financeiras para custear parcelas, preservando liquidez.
5) Buscar administradoras autorizadas pelo Banco Central e apoio de assessoria especializada.
“Quando o MEI ou o autônomo entende que o consórcio não é só um parcelamento, mas um mecanismo de alavancagem, muda o jogo. A carta de crédito pode ser o ponto de virada para transformar fluxo de caixa em patrimônio sólido, desde que seja conduzida com estratégia”, conclui Juciel.
Sobre Juciel Oliveira
Juciel Oliveira é fundador e CEO da Monteo Investimentos, referência nacional em estratégias de alavancagem financeira e patrimonial através de consórcios. Criador e host do Receita de Sucesso Podcast, autor do livro Receita de Sucesso: Os Pilares dos Empresários Bem-Sucedidos, Juciel é especialista em formação e liderança de times de vendas de alta performance. Iniciou sua trajetória como vendedor porta a porta e, com visão estratégica e execução consistente, construiu uma empresa que ultrapassa 300 milhões de reais em vendas anuais.
Sobre a Monteo
A Monteo é uma empresa especializada em estratégias de alavancagem financeira e patrimonial por meio de consórcios. Fundada em 2011, se consolidou como a maior referência do Brasil em investimentos via consórcio imobiliário. Com um portfólio robusto que reúne as principais administradoras do país, tornou-se referência absoluta no segmento.
Com mais de 3.500 clientes ativos e mais de R$ 1,2 bilhão sob gestão em cartas de crédito, a Monteo vai além da venda: atua como assessoria estratégica, conduzindo toda a jornada do investimento para que o cliente não precise lidar sozinho com o processo, esse é um dos grandes diferenciais da empresa.
A Monteo se destaca pelo elevado índice de satisfação de seus clientes, fruto de uma operação que alia transparência total e excelência no atendimento com entregas consistentes. Com forte atuação na construção de portfólios imobiliários, oferece soluções inteligentes voltadas à alavancagem de capital e à formação estratégica de patrimônio com foco na geração de renda passiva ideal para quem busca otimizar seus investimentos no mercado imobiliário.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário