Brasil,

Criatividade e Estratégia: A Combinação que Potencializa Negócios

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolaine Oliveira de Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Divulgação | Freepik Divulgação | Freepik

Por Yuri Trafane

Durante muito tempo, a criatividade foi associada a artistas – como Picasso, Van Gogh, Shakespeare, entre outros. No entanto, a história mostra que grandes cientistas e empresários também foram movidos pela imaginação.

Albert Einstein rompeu padrões ao enxergar o universo por outra ótica. Steve Jobs revolucionou o modo como usamos tecnologia ao unir estética e usabilidade. Ambos mostraram que criatividade é mais do que arte: é a capacidade de pensar diferente para resolver problemas complexos.

No ambiente corporativo, essa competência deixou de ser restrita a certas áreas e passou a ocupar um espaço central nas estratégias de negócio. Organizações criativas não são aquelas que apenas produzem ideias originais, mas as que aprendem continuamente, conectam pontos antes distantes e encontram novas respostas para velhos desafios. Ser criativo, hoje, é saber lançar mão do imprevisível para aproveitar oportunidades.

Integrar criatividade à gestão exige mais do que motivação. É preciso construir contextos organizacionais que estimulem curiosidade, experimentação e liberdade responsável. Ambientes onde se possa propor soluções, testar hipóteses e aprender com o erro seguro psicologicamente. Essa mudança cultural é profunda, pois significa trocar o controle pela flexibilidade e a rigidez pela adaptabilidade.

O desafio das lideranças é equilibrar eficiência nas operações cotidianas e inovação. Modelos tradicionais de gestão foram criados para garantir previsibilidade, mas, no mundo atual, estabilidade e crescimento sustentado vêm da capacidade de lidar com o incerto.

A criatividade, portanto, tornou-se um ativo estratégico. Ela orienta decisões, estimula a colaboração e amplia a agilidade organizacional diante das transformações tecnológicas, econômicas e sociais.

Líderes criativos fazem perguntas poderosas, inspiram o pensamento crítico, promovem a escuta e valorizam a diversidade de ideias. Eles entendem que a inovação nasce do encontro entre perspectivas diferentes. A criatividade floresce quando há diálogo genuíno, confiança e propósito.

Adotar a criatividade como estratégia também implica em rever métricas de sucesso. Além de produtividade e rentabilidade, é preciso observar indicadores de aprendizado, engajamento e inovação. A performance de longo prazo depende da capacidade das equipes de se reinventarem e manterem viva a energia criativa no cotidiano.

Empresas que compreendem essa lógica constroem vantagem competitiva sustentável. Elas não apenas reagem às mudanças, mas as antecipam. E entendem que o futuro dos negócios depende menos de controlar o incerto e mais de criar dentro dele.

No fim, criatividade nos negócios não é sobre ter boas ideias, mas sobre transformar ideias em impacto real. É essa mentalidade que separa as empresas que apenas acompanham o mercado daquelas que o redefinem.

Yuri Trafane, empresário, consultor de empresas e autor do livro “Os Quatro Papéis: Lições de Liderança, Gestão, Estratégia e Empreendedorismo na Carreira Gerencial”


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar