Brasil,

Por que Brasileiros Arriscam Andar com Bens de Alto Valor Sem Proteção?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carol Agacci
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Adriano-Jesus-Head-de-Digital-e-Marketing-da-Pitzi Adriano-Jesus-Head-de-Digital-e-Marketing-da-Pitzi

*Por Adriano Jesus, Head de Digital e Marketing da Pitzi

O brasileiro leva o celular no bolso, na mão, na bolsa, para a praia, metrô, academia ou restaurante. É nosso banco, nosso trabalho, nosso GPS, nosso álbum de fotos, nossa ligação com o mundo. Ainda assim, a esmagadora maioria anda com esse bem que pode custar mais de R$ 10 mil sem qualquer tipo de proteção.

Os números evidenciam o tamanho do problema. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), existem cerca de 265 milhões de celulares ativos no Brasil. No entanto, apenas 10 milhões possuem algum tipo de seguro, de acordo com a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg). A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box de junho de 2025 revela que apenas 15% dos brasileiros possuem seguro contra roubo ou furto de celular, e apenas 21% cadastraram seus aparelhos no programa Celular Seguro do Governo Federal.

Portanto, mais de 250 milhões de aparelhos e seus respectivos donos estão expostos a furtos e roubos, sem falar em quedas, trincas de tela e acidentes comuns como derrubar o telefone na água ou no chão. Em um país com altos índices de criminalidade, é como deixar a porta de casa aberta e dormir tranquilo.

O mercado oferece soluções que vão muito além da proteção contra roubo. Hoje, é possível contratar coberturas para furtos simples, danos acidentais, quebras de tela, queda na piscina, problemas elétricos e até indenizações para transações digitais indevidas, como no caso do Pix, após um sinistro. A pesquisa ainda mostra que 16% dos brasileiros que já tiveram o celular roubado ou furtado viram os bandidos acessarem suas contas bancárias e roubarem seu dinheiro. Algumas seguradoras chegam a resolver a indenização em poucos minutos, com o auxílio de inteligência artificial e logística descentralizada para reparos. A tecnologia e a agilidade já estão disponíveis, o que prova que o desafio não está na oferta.

O verdadeiro obstáculo é a mentalidade do consumidor. O seguro de celular ainda é visto como um gasto supérfluo, quando deveria ser tão básico quanto o cinto de segurança no carro ou o cadeado na bicicleta. A pesquisa revela que o problema é mais grave nas classes D e E, onde 38% já sofreram roubo ou furto de celular, contra 30% nas classes A e B. Enquanto as classes mais altas têm maior capacidade de reposição, as mais vulneráveis enfrentam perdas financeiras e de acesso a serviços essenciais. Parte da resistência vem da falta de conscientização sobre a importância do produto, e a outra, da forma como ele é apresentado. É responsabilidade de empresas, varejistas e fabricantes a oferta de opções simples, transparentes e acessíveis, capazes de mostrar com clareza o custo-benefício da proteção.

Enquanto a contratação do seguro não se tornar um hábito, seguiremos desperdiçando um potencial bilionário para o setor e expondo milhões de pessoas a perdas evitáveis. O dia em que o brasileiro perceber que proteger o celular é proteger a si mesmo de prejuízos financeiros e de uma dor de cabeça imensa, o cenário mudará. Até lá, milhões de reais continuarão circulando nos bolsos sem qualquer segurança. Os criminosos agradecem.

*Adriano Jesus é Head de Digital e Marketing da Pitzi

Sobre a Pitzi

A Pitzi oferece proteção para smartphones e eletrônicos no Brasil, em parceria com varejistas e fabricantes. Desde 2012, a insurtech revoluciona o setor, trazendo novos produtos e iniciativas. Para mais informações, acesse: www.pitzi.com.br ou @pitzibrasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar