A Tertúlia dos Cinco Estados
Somente cinco Estados, e eu pergunto: por quê? Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Sergipe – por que o sufrágio da tertúlia? Diga, então, se você sabe. Diga, se você ouve e vê, uma conexão ou parúlia?
O que será que será? Ainda que seja, que veja, que ouça e que se remexa. Ainda que mostre, demonstre, que envolva, e que a verdade retorne a quem a quer.
Que transmita seriedade, complexidade, credibilidade, e também um pouco de curiosidade. Que venha sem suspeita, sem desfeita, sem malícia, sem o peso amargo da injustiça.
Que não signifique dinheiro, e só isso. Mas que ofereça flores, não horrores.
Que seja adequado, que não puna o pobre miserável que restou do que morreu. Que resolva, que pague, que alivie e que entregue o que prometeu. Que não seja tão miserável, mas que forneça riqueza a quem sobrou.
Para a indústria e o trabalhador, para a mão calada do brasileiro, para o pobre coitado que sempre faz tanto com tão pouco do que sobrou no funeral. Sem mordaça e sem dor.
Da Bahia ao sertão, do Espírito Santo ao Maranhão, Paraíba e Sergipe, terras de força e esperança, mas de esperar e não esperançar. Que seja sem discriminação, sem o açoite da desilusão, mas com justiça para cada chão.
Ainda me pergunto: Por que só esses incautos? Por que a exclusão dos demais? É só a vontade que falta ou a regra de algum mandamento a mais? Me visto de preto, no evento funesto de algo sem pé e nem cabeça de um sofrido coreto.
Que não falte sustento ao justo, que se pense na vida de quem ficou, no simples, que no suor e no trabalho é força do chão desse chão. De cada Estado, de cada canto, dessa nação, que responda com o temor de Deus no cuidado do nosso rincão.
Armando Luís Francisco
Jornalista e Corretor de Seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- A Arquitetura da Confiança: Por que a Regulação Imparcial é a Viga Mestra de um Mercado Justo
- A Fria Burocrática: Como a CP CNSP 005/2025 Criou uma Armadilha para a Própria SUSEP
- A Beleza Única da CP CNSP 005/2025 É a Intenção
- O Elefante e a Formiguinha: Um Conto Inseguro
- A Norma que Saiu da Prateleira, Pois Talvez Foi Criada com o Sangue do Corretor
- O Vazio e o Olhar: Contra a Norma que Ignora o Engenho dos Homens
- O Espólio do Engenho : O Abandono do Homem na Contabilidade da Autorregulação
- O Constrangimento Impositivo: O Destino Inexorável da CNSP 005/2025 diante do Juízo e da Justiça
- Beleza ferida e o opróbrio do Estado: CNSP CP 005/2025 e o exílio do ideal jurídico brasileiro
- Carta Aberta sobre a Ilegalidade Manifesta da Consulta Pública CNSP 005/2025 e o Dever Estatutário de Defesa da Categoria
- Carta Aberta ao Ilustríssimo Senhor Superintendente da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP)
- Corretor de Seguros: O grande fracasso de uma categoria

Adicionar comentário