Questão trabalhista : a melhora nos aplicativos de vistoria prévia não significa que os problemas foram resolvidos
Por coincidência ou não, boa parte dos aplicativos de vistoria melhorou sua sinergia e roteiro com o cliente e com o corretor de seguros, que são os que fazem realmente a vistoria, depois que comecei a escrever sobre o assunto.
Ótima notícia!
Mas até isto da melhora não é uma inovação. Afinal, muito atraso e visão de outro!
Mas os problemas continuam, principalmente os de ordem legal, citando o trabalhista.
Afinal, e ninguém contesta essa minha percepção, pelo menos por agora, são milhões de pessoas (clientes e corretores) que trabalham de graça fazendo a vistoria. O agravante é que os segurados não somente não recebem, como são eles mesmos que pagam o serviço prestado. A velha deixa de pagar para trabalhar.
Lembre-se da máxima: "Não existe almoço grátis".
E no meu entendimento, a porta está aberta! Sim, a porta está escancarada para processos judiciais trabalhistas ou de ordem cível, ou em consequência de sinistros declinados etc.
O nexo causal é bem simples de provar. Os próprios clientes e corretores são as testemunhas e, também, os prejudicados. Os documentos são legais e são receptivos à ordem de se fazer, basta guardá-los e aplicá-los, onde o tempo rege o ato.
Casos que parecem simples de se negar, muitas vezes, se tornam casos que precisam ser julgados em instâncias superiores!
E os embargos de declaração interpostos em relação à julgado e a uniformização processado como representativo da controvérsia podem desfazer a segurança por disrupção da condição desvinculante da ligação trabalhista do corretor com as seguradoras.
O meu texto está aqui para dissolver qualquer questão que envolva prejuízos as seguradoras, corretores e segurados. Inclusive, a inovação também deve seguir a Lei! E os responsáveis pelos problemas futuros podem se situar no presente.
Porém, de novo, a máxima diz que “ ninguém pode alegar desconhecimento de que isso poderia acontecer. Os meus textos estão aí, mas os advogados trabalhistas poderão dirimir dúvidas do que eu escrevo aqui como alerta!
Armando Luís Francisco
Jornalista e Corretor de Seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- A Arquitetura da Confiança: Por que a Regulação Imparcial é a Viga Mestra de um Mercado Justo
- A Fria Burocrática: Como a CP CNSP 005/2025 Criou uma Armadilha para a Própria SUSEP
- A Beleza Única da CP CNSP 005/2025 É a Intenção
- O Elefante e a Formiguinha: Um Conto Inseguro
- A Norma que Saiu da Prateleira, Pois Talvez Foi Criada com o Sangue do Corretor
- O Vazio e o Olhar: Contra a Norma que Ignora o Engenho dos Homens
- O Espólio do Engenho : O Abandono do Homem na Contabilidade da Autorregulação
- O Constrangimento Impositivo: O Destino Inexorável da CNSP 005/2025 diante do Juízo e da Justiça
- Beleza ferida e o opróbrio do Estado: CNSP CP 005/2025 e o exílio do ideal jurídico brasileiro
- Carta Aberta sobre a Ilegalidade Manifesta da Consulta Pública CNSP 005/2025 e o Dever Estatutário de Defesa da Categoria
- Carta Aberta ao Ilustríssimo Senhor Superintendente da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP)
- Corretor de Seguros: O grande fracasso de uma categoria

Adicionar comentário