Como acionista eu garanto: vou cobrar os maus investimentos nos balanços das empresas
Se você possuir uma única ação de qualquer companhia seguradora ou qualquer outra empresa, pode pedir contas e se manifestar para qualquer empresa com ações na Bolsa. Também pode se manifestar para qualquer empresa fora do país, diretamente. E mais, pode trabalhar com órgãos reguladores do mundo todo, diretamente.
Não é preciso informar que terminei o MBA em Controles e Gestão, pois, simplesmente, sei, documentalmente, com atas notariais e documentos pertinentes, quando e o quê pode ser alvo de revisão em balanços de empresas de capital aberto no Brasil, ou empresas de capital aberto controladoras de empresas fechadas no Brasil.
Como acionistas também somos fiscais. E se houver um mau gestor do dinheiro que não é seu e desejar pagar para ver, não será uma decisão sábia, para quem usa mal o dinheiro das empresas. O dinheiro é registrado, tem série, tem rastro, está lá no balanço a ser desvendado. E nenhum factóide jornalístico ou empresarial poderá esconder isso dos controladores por mais tempo.
O dinheiro das empresas, portanto, deve ser muito bem gasto, medido milímetro a milímetro, como se fosse uma coisa intocável ou santa. Realmente, os tipos de investimentos têm de ser simplesmente isso: um investimento. E investimento deve gerar lucro, deve ter medido o seu custo e resultado.
E eu estou escrevendo há bastante tempo aqui, no maior canal mundial de notícias do seguro. Portanto, caso haja realmente um gasto irresponsável no balanço, é inaceitável informar que não se sabe o que está acontecendo, pois este acionista avisou e multiplicou as súplicas pelo bom andamento dos balanços, nos gastos, nos lucros, no compliance, no código de ética etc. Aliás, sei que grande parte das empresas me lê. E entendo que uma coisa assim poderia sobrar até para as auditorias independentes.
E, se houver erro mesmo, não estou nem mesmo cogitando que há, pode causar tempestade nas empresas, nos preços das ações, nas consequências gerais. Aliás, torço mesmo para que todos os balanços estejam em linha com a moral e os bons costumes! Pois o que interessa mesmo é a verdade numérica e os lucros perdidos.
Armando L. Francisco
Jornalista e Corretor de Seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- A Arquitetura da Confiança: Por que a Regulação Imparcial é a Viga Mestra de um Mercado Justo
- A Fria Burocrática: Como a CP CNSP 005/2025 Criou uma Armadilha para a Própria SUSEP
- A Beleza Única da CP CNSP 005/2025 É a Intenção
- O Elefante e a Formiguinha: Um Conto Inseguro
- A Norma que Saiu da Prateleira, Pois Talvez Foi Criada com o Sangue do Corretor
- O Vazio e o Olhar: Contra a Norma que Ignora o Engenho dos Homens
- O Espólio do Engenho : O Abandono do Homem na Contabilidade da Autorregulação
- O Constrangimento Impositivo: O Destino Inexorável da CNSP 005/2025 diante do Juízo e da Justiça
- Beleza ferida e o opróbrio do Estado: CNSP CP 005/2025 e o exílio do ideal jurídico brasileiro
- Carta Aberta sobre a Ilegalidade Manifesta da Consulta Pública CNSP 005/2025 e o Dever Estatutário de Defesa da Categoria
- Carta Aberta ao Ilustríssimo Senhor Superintendente da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP)
- Corretor de Seguros: O grande fracasso de uma categoria

Adicionar comentário